Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13450
Title: The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
Authors: Rito, João Manuel Cura 
Orientador: Pardal, Miguel
Issue Date: 2009
Citation: RITO, João Manuel Cura - The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
Serial title, monograph or event: The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os ambientes marinhos estão entre os ecossistemas mais importantes do planeta, tanto em termos ecológicos como sócio-económicos. O estuário do Mondego, como muitos outros, providencia funções ecológicas essenciais, serviços e óptimos habitats para muitas espécies e possui extrema importância para a população humana local. Todos estes benefícios oferecidos por este ecossistema podem estar em risco, visto que a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, tais como cheias e secas, tem vindo a aumentar drasticamente nas últimas décadas, como resultado das alterações climáticas. Estas perturbações afectam a qualidade geral do estuário, diminuindo a sua produtividade através de impactos na abundância e biomassa das populações e comunidades. O objectivo principal deste estudo foi analisar a resposta de Scrobicularia plana, uma espécie dominante de bivalves na comunidade macrobentónica do Mondego, à forte cheia de 2000/2001 e à seca extrema de 2004/2005. Esta espécie foi altamente afectada por estes dois eventos, mas de diferentes modos. A cheia provocou uma total ausência de recrutamentos em 2001, a diminuição da biomassa e alterou a estrutura da população. A seca causou um maior impacto na biomassa, o declínio na abundância geral e também alterou a estrutura da população. A variação da salinidade da água no estuário está directamente relacionada com a quantidade de precipitação. Os valores extremos de salinidade alcançados durante as cheias e as secas são uma das principais razões para a alteração da dinâmica populacional de Scrobicularia plana. Tendo esta espécie uma extrema importância ecológica e económica, os eventos extremos climáticos causaram grandes impactos ecológicos e económicos na área em questão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13450
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
The impact of extreme flood and drought events.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

186
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

362
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.