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https://hdl.handle.net/10316/13429
Título: | Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de Carácter Nacional | Autor: | Picado-Santos, Luís Ferreira, Adelino Pereira, Paulo A. A. |
Data: | 2006 | Editora: | Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil | Citação: | Engenharia Civil. 26 (2006) 45-59 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Engenharia Civil | Número: | 26 | Local de edição ou do evento: | Guimarães | Resumo: | No início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade» (SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos. Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais. Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da Administração Portuguesa. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/13429 | ISSN: | 0873-1152 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Civil - Artigos em Revistas Nacionais |
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