Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13429
Title: Estruturação de um Sistema de Gestão de Pavimentos para uma Rede Rodoviária de Carácter Nacional
Authors: Picado-Santos, Luís 
Ferreira, Adelino 
Pereira, Paulo A. A. 
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil
Citation: Engenharia Civil. 26 (2006) 45-59
Serial title, monograph or event: Engenharia Civil
Issue: 26
Place of publication or event: Guimarães
Abstract: No início de 2003, a Administração Portuguesa (Estradas de Portugal, EP, Entidade Pública Empresarial) decidiu desenvolver um novo sistema de gestão de pavimentos (SGP) para a rede rodoviária (cerca de 13000 km de extensão) sob sua administração. O sistema tem estado a ser desenvolvido por elementos da administração e também de universidades portuguesas. Este artigo descreve, do ponto de vista da participação das equipas do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho, o processo que levou ao desenvolvimento do SGP e as actividades que vão permitir a sua implementação. Durante este período foi preparada sob a responsabilidade do Instituto Superior Técnico (IST) a «Base de Dados Rodoviária» (BDR) que está habilitada a ser explorada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra e do DEC-EE da Universidade do Minho o «Sistema de Avaliação da Qualidade» (SAQ) para apreciação do estado actual resultante dum levantamento da situação entretanto efectuado, e foi preparado sob a responsabilidade do DEC-FCT da Universidade de Coimbra o «Sistema de Avaliação das Estratégias de Aplicação dos Recursos Financeiros» (SARE), o qual compreende um sistema especializado de apoio à decisão, que usa um modelo de optimização que tem como objectivo a minimização dos custos e utiliza modelos determinísticos de previsão do comportamento dos pavimentos. Este artigo apresenta as principais características dos instrumentos desenvolvidos para integrar o SGP e apresenta os resultados da aplicação a uma parte da rede rodoviária de Portugal, considerados no âmbito dum estudo âncora, o qual conduziu às decisões finais. Finalmente, apresenta-se a forma como se pretende colocar o sistema ao serviço da Administração Portuguesa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13429
ISSN: 0873-1152
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Artigos em Revistas Nacionais

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