Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13258
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dc.contributor.advisorRio-Torto, Graça-
dc.contributor.authorSantos, Maria da Conceição Bastos Henriques dos-
dc.date.accessioned2010-06-07T12:47:06Z-
dc.date.available2010-06-07T12:47:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSantos, Maria da Conceição Bastos Henriques dos - Competências em língua portuguesa e dificuldades de processamento em matemática. Coimbra, 2009en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13258-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Linguística e Ensino, apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbraen_US
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyse the relationship between the Portuguese Language competence by the 5th year students in the “Ensino Básico” and their difficulties in understanding the information transmitted in - and the subsequent resolution of – Mathematic problems. For this, four processing linguistic areas that can interfere in the understanding and resolution of problems have been selected and several questionnaires have been conceived with the purpose of testing how the higher or lower competence in these areas influences the students’ performance in solving problems. Throughout this work the results obtained are analysed and discussed. From them it is clear that the Portuguese Language competence has, in fact, a significant influence in the students’ ability to process the information transmitted in the statements of the Mathematics problems and therefore in their resolution.en_US
dc.description.abstractEsta dissertação visa analisar a relação existente entre a competência em Língua Portuguesa por parte dos alunos do 5º ano do ensino básico e as dificuldades por estes evidenciadas na compreensão da informação transmitida em — e a subsequente resolução de — problemas de Matemática. Para o efeito foram identificadas quatro áreas de processamento linguístico passíveis de interferir na compreensão e resolução de problemas e elaborados vários questionários com o objectivo de testar em que medida a maior ou menor competência nessas áreas influenciam o desempenho dos alunos na resolução de problemas. Ao longo deste trabalho os resultados obtidos são analisados e discutidos. Deles se conclui que, de facto, a competência em Língua Portuguesa tem uma influência significativa no processamento da informação transmitida nos enunciados dos problemas de Matemática e, consequentemente, na sua resolução.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCompetência linguística -- criançaen_US
dc.subjectMatemática -- resolução de problemasen_US
dc.titleCompetências em língua portuguesa e dificuldades de processamento em matemáticaen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.orcid9085-5521-3442-7160-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado
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