Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12787
Title: Mensagens de sexualidade e género veiculadas na série "Morangos com açucar": Um estudo com alunas e alunos do 9º ano de escolaridade.
Authors: Folhas, Dulce Maria de Oliveira Rodrigues 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues
Keywords: Sexualidade; série televisiva; alunos do 9º ano
Issue Date: 22-Dec-2009
Abstract: O presente estudo teve como finalidade compreender a perspectiva de alunos/as de uma turma do 9º ano de escolaridade, relativamente às mensagens de sexualidade e género veiculadas na série televisiva “Morangos com Açúcar”, com vista à concepção de uma estratégia de intervenção, facilitadora de uma atitude crítica e reflexiva face aos media. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, desenvolvida em duas fases: a primeira – fase de diagnóstico – incidiu sobre os hábitos e modos de ver televisão dos/as alunos/as e permitiu identificar o programa mais visto, assim como conhecer as suas percepções relativamente ao mesmo; a segunda – fase de intervenção – teve dois momentos fundamentais: momento 1 - caracterizar a perspectiva dos/as alunos/as relativamente às mensagens veiculadas na série “Morangos com Açúcar”; momento 2 - proceder à desconstrução das mensagens de sexualidade e dos estereótipos de género presentes em cenas seleccionadas. Em termos gerais, de acordo com o trabalho desenvolvido, pode considerar-se que: i) a série “Morangos com Açúcar” foi a mais vista pela maioria dos/as alunos/as; ii) esta série veicula mensagens de sexualidade e estereótipos de género; iii) os/as alunos/as não estão despertos para olharem de forma crítica para esta e outras séries. A desconstrução das mensagens veiculadas nas cenas visionadas, através de um olhar crítico e atento, foi conseguida após a implementação da estratégia desenvolvida na fase de intervenção. Considera-se pertinente chamar a atenção da escola e dos/as professores/as, para a importância da abordagem destas questões na sala de aula, dotando os/as jovens de instrumentos que lhes permitam olhar criticamente e reflectir sobre a importância das mensagens veiculadas nos programas televisivos a que habitualmente assistem.
The aim of this study is to understand the perspective of the students –both male and female – of a 9th grade class (6th form, in the British Education System) regarding sexual and gender messages broadcast on television in the soap opera “Morangos com Açúcar”, in order to build a strategy of intervention which will facilitate a critical and reflective attitude towards the media. This research is essentially a qualitative one and was developed in two different phases: the first phase– diagnostic phase – looked into the students’ habits and ways of watching television and made it possible to identify the most popular programme and also to get to know the students’ perceptions of it. The second phase – intervention phase– was developed in two main stages: Stage 1 - characterising the students’ perspective concerning the messages broadcast in the soap opera “Morangos com Açúcar”; Stage 2 – dismantling the sexual messages and gender stereotypes present in selected scenes. In general terms, the study seems to show that: i) the soap opera “Morangos com Açúcar” is the most popular one among students of both sexes; ii) this soap opera conveys sexual messages and gender stereotypes; iii) the students are not awake to look critically at this and other series. The dismantlement of the messages broadcast in the chosen scenes, by means of a critical and attentive view, was attained through the implementation of the strategy developed during the intervention phase. We think it would be pertinent to call the teachers` and the school`s attention to the importance of an in-classroom approach of such questions, thus providing teenagers with instruments which will allow them to critically look at and think about the importance of the messages conveyed through the television programmes they usually watch.
Le but de cette étude fut de comprendre la perspective des élèves d’une classe de la troisième année de scolarité envers les messages de sexualité et de genre véhiculés dans la série de télévision «Morangos com açúcar », afin de concevoir une stratégie d’intervention qui facilitera une attitude critique et réflexive vis-à-vis des médias. Il s’agit d’une recherche de caractère qualitatif, et qui se déroula en deux phases : la première – la phase de diagnostique – porta sur les coutumes et modes de regarder la télévision des élèves et permit identifier le programme le plus vu par eux ; la seconde – la phase d’intervention – eut deux moments fondamentaux : Moment un – caractériser la perspective des élèves vis-à-vis des messages véhiculés dans la série « Morangos com açúcar » ; Moment deux – procéder à la déconstruction des messages de sexualité et des stéréotypes de genre présents dans les scènes sélectionnées. En traits généraux, d’après le travail réalisé, il est possible de considérer que : i) la série « Morangos com açúcar » fut la plus vue par la majorité des élèves ; ii) cette série véhicule des messages de sexualité et des stéréotypes de genre ; iii) les élèves ne sont pas préparés à regarder d’une façon critique cette série comme d’autres. La déconstruction des messages véhiculés dans les scènes visionnées, au travers d’un regard critique et attentif, fut acquise grâce à l’implémentation de la stratégie obtenue durant la phase d’intervention. Il a été considéré pertinent d’attirer l’attention de l’école et des professeurs sur l’importance de l’abordage de ces questions dans la salle de classe, dotant ainsi les jeunes des instruments qui leur permettent de regarder d’une manière critique et de réfléchir sur l’importance des messages véhiculés dans les programmes de télévision auxquels ils assistent habituellement.
Description: Tese de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12787
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dulce Maria Folhas.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

248
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

97
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.