Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/12785
Title: Mal-estar e insatisfação profissional na actividade docente: (estudo realizado com professores do segundo e terceiro ciclos do ensino básico das escolas de Coimbra)
Authors: Sequeira, José Manuel Fernandes 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: docência; insatisfação profissional; professores; ensino básico 2º ciclo; ensino básico 3º ciclo
Issue Date: 29-Jan-2010
Abstract: No quadro da escola actual, em que o professor realiza a sua profissionalidade muitas vezes em condições susceptíveis de criar insatisfação e mal-estar, esquecemonos que também ele é pessoa, e que tem direito a realizar o seu trabalho e a realizar-se, retirando da sua profissão o bem-estar, e a felicidade que esta lhe pode e deve proporcionar. A nossa linha orientadora para elaboração desta dissertação baseou-se assim na procura dos factores aos quais a satisfação e insatisfação do professor pode estar ligada, tendo em vista podermos delinear indicações que possam vir a perspectivar algumas intervenções futuras nesta área, que se apresenta de extrema relevância e actualidade. Cremos que em alguns dos aspectos alcançámos o que pretendíamos. O estudo a que nos dedicámos na parte teórica direccionou-nos para o conhecimento das várias investigações desenvolvidas na educação incluindo os diferentes factores presentes no acto educativo, designadamente os que mais de perto tem a ver com a satisfação com que o professor desenvolve a sua profissionalidade. Na parte empírica, desenvolvemos um plano de investigação do tipo quantitativo não experimental, tendo os dados sido recolhidos através de instrumentos já existentes e de outros criados por nós, cujo tratamento nos permitiu tirar ilações sobre alguns dos que podem contribuir para a satisfação e bem-estar dos professores. De facto, encontrámos no nosso estudo um conjunto de variáveis, algumas dependentes do próprio professor, outras porém que tem a ver com a situação em que o professor, exerce a sua profissionalidade, as quais podem potenciar a satisfação e o bem-estar dos professores, ou, pelo contrário, tornarem-se causas de mal-estar e insatisfação. Porém apesar dos nossos esforços temos consciência das limitações do nosso estudo. Desde logo o tamanho da amostra, que deveria ser maior e representativa da população sobre a qual desenvolvemos este trabalho. Assim, sabemos que o grau de generalização das nossas conclusões é limitado. Outra limitação é que talvez haja dimensões do bem-estar que aqui não estão contempladas. Esperamos sobretudo que a concretização deste trabalho possa contribuir para que os professores no futuro sejam capazes de desempenhar o seu papel com mais eficiência, mas também com mais satisfação e bem-estar.
In the current school context, in which the teacher often accomplishes his professionalism in conditions that may lead to dissatisfaction and unease, we forget that he/she is, in fact, a person who has the right to accomplish his job and fulfil himself by withdrawing from his/her profession the well-being and the happiness which it could and should provide. Our guideline for elaborating this paper was based, therefore, on the search for the factors to which the satisfaction and the dissatisfaction of the teacher might be connected, trying to delineate some indications that could lead to future interventions on this topical issue, that presents itself as highly relevant. We believe that, in some aspects, we achieved what we intended to. Regarding the theoretical part of the paper, the study to which we devoted ourselves guided us towards the awareness of several investigations developed in the education, including different factors present in the educational act, namely those which are more closely linked to the satisfaction that the teacher takes from his professionalism. In the empirical part, we developed a quantitative nonexperimental research, using either questionnaires that are often mentioned in this kind of investigations or questionnaires made by us, whose processing allowed us to take some illations about determinant factors in the teacher’s satisfaction and welfare, which seem to us to be actual and relevant to teachers from either public or private schools. In fact, we identified in our research a set of variables, either depending on the teacher himself/herself or connected to the situation in which the teacher develops his profession that might propel the satisfaction and well-being of the teachers or, otherwise, become causes of both unease and dissatisfaction. In spite of our efforts, we recognize several limitations to our study. The size of the sample should be larger and more representative of the population itself. Therefore, we know that the level of generalization of our conclusions is limited. Another limitation might be the existence of dimensions of welfare that aren’t contemplated. We hope that the materialization of this paper might contribute to a future where teachers can play their roles with more efficiency, but also with more satisfaction and well-being.
Dans le cadre scolaire actuel où le professeur réalise sa tâche, beaucoup de fois les conditions créent insatisfaction et malaise, en oubliant qu’il est un être humain , qui a le droit à réaliser son travail et à se réaliser en profitant de son métier et du bien-être et bonheur que celui-là peut et doit apporter. Notre orientation promu faire cette dissertation a comme principe la recherche des facteurs auxquels la satisfaction ou l´insatisfaction du professeur peut être liée ; le but c´est de tracer des indications qui puissent perspectiver quelques interventions futures dans le chemin qui se présente très actuel et d´une énorme importance. Nous croyons que dans quelques aspects le but a été atteint. I´étude à laquelle nous nous sommes dédiés, qui concerne le côté théorique, nous a conduit á connaitre quelques recherches développées en éducation contenant les différents facteurs dans l´acte éducatif, ou relève ceux qui sont plus propices à la satisfaction du professeur dans le domaine pratique. Dans le domaine empirique nous avons développé une investigation qui quantifie les recours, basée sur les questionnaires pratiqués dans ce genre de travail ou d´outres que nous avons crées. Le traitement des conclusions nous a permis de déduire les facteurs qui peuvent contribuer ou pas pour le bien-être des professeurs et qui sont selon nous d´extrême actualité et importance pour les professeurs du secteur public ou privé. Au fait, nous avons trouvé dans notre étude un ensemble de variables, quelquesunes dépendent du professeur, d´autres dépendent de la situation où le professeur travaille pouvant contribuer pour le bonheur, ou par contre, pour le malheur ou le malaise. Malgré nos efforts, nous savons que notre travail a des limitations : les épreuves ont été réduites et la population ciblée, qui a été objet de notre observation, est comprise dans un cadre très particulier, ne permettant pas faire des généralisations. Nous voulons surtout que la concrétisation de ce travail et d´autres bien structurés puissent contribuer dans l´avenir à ce que les professeurs jouent leur rôle avec efficacité, satisfaction et bonheur.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na especialização de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/12785
Rights: openAccess
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