Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12780
Title: Aprender a comunicar: Um estudo com estudantes de Enfermagem
Authors: Santos, Ana Isabel Ramisote 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Keywords: alunos; comunicação interpessoal; competência; estudantes de enfermagem
Issue Date: 12-Jan-2010
Abstract: O presente trabalho tem como principal objectivo, identificar o lugar que ocupa o treino das competências comunicacionais, na formação dos estudantes de Enfermagem. A compreensão das especificidades destas capacidades/ competências na construção da profissão é ilustrada, assim como se reflecte acerca das metodologias usadas para o desenvolvimento da competência comunicacional na formação dos estudantes/ futuros profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo de carácter exploratório, baseado numa abordagem metodológica integrada no paradigma qualitativo. A entrevista semi-estruturada foi o instrumento de recolha de dados utilizado. As entrevistas foram aplicadas a alunos de Enfermagem do 1º ao 4º ano, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Os dados obtidos foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os alunos consideram a formação na área temática da comunicação interpessoal suficiente, mas não a ideal. Propõem a existência de uma disciplina específica para este domínio, uma vez que o actual currículo não oferece, mas também reconhecem a importância do acompanhamento dos professores nos ensinos clínicos. Todos foram unânimes quanto à importância da preparação para esta competência, considerando-a fundamental para o desempenho desta profissão. Finalmente foram apontadas algumas considerações sobre a investigação realizada, bem como sugestões e recomendações para o futuro.
The main objective of this work is to identify, in the formation of the students of Nursing, the place that occupies the training of their abilities of communication. The understanding of these capacities/abilities in the construction of the profession is illustrated in the methologies for the development of the communicational ability in the formation of students/ future professionals of nursing. This is a study of exploratory character, based on a methologic approach integrated in the qualitative paradigm. The half-structuralized interview was the instrument of the gathering of the data used. The interviews were applied to Nursing students from the 1st to the 4th year, of the Superior School of Health of the University of Aveiro (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro). The obtained data has been analyzed through the content analysis. The results demonstrate that the students consider the formation in the thematic area of interpersonal communication enough, but not ideal. They consider the existence of a specific discipline for this domain since the current resume does not offer, but they also recognize the importance of the accompaniment of the professors and the clinical educations. All were unanimous on the importance of the preparation for this ability, considering it fundamental for the performance of this profession. Finally some considerations on the research that was made was pointed, as well as suggestions and recommendations for the future.
Ce travail a pour principal objectif identifier la place qu’occupe-la pratique des compétences communicatives, dans la formation universitaire des étudiants infirmiers. La compréhension des spécificités de ces capacités/compétences, au long de la construction de la profession, est illustrée dans les méthodologies utilisées pour le développement de la compétence communicative dans la formation des étudiants/futurs professionnels infirmiers. Cette étude revêt d’un caractère exploratoire ayant pour base une méthodologie intégrée d’un paradigme qualitatif. L'interview semi-structurée a été l’instrument utilisé pour recueillir les données. Les interviews ont été réalisées au près des étudiants en soins infirmiers de la première à la quatrième année de l’école Supérieure de Santé de l’Université d’Aveiro (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro). Les données transmises ont été exploitées à travers l’analyse du contenu. Les résultats démontrent que les étudiants considèrent la formation dans le secteur thématique de la communication interpersonnelle suffisante, mais pas assez. Ils proposent donc l'existence d'une discipline spécifique pour ce domaine, étant donné que dans le programme d'études il n’en n’existe pas, mais ils reconnaissent aussi l'importance du soutien pédagogique des enseignants chargés des enseignements cliniques. Tous les étudiants ont été unanimes à reconnaître que la préparation de cette compétence est fondamentale pour pouvoir exercer cette profession. Pour finir, quelques considérations sur l'étude ont été mentionnées ainsi que laissées des suggestions et des recommandations pour l'avenir.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Pedagogia Universitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12780
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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