Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12717
Title: As competências emocionais na formação do Fisioterapeuta: Estudo com um grupo de alunos de Fisioterapia
Authors: Carvalho, Sandra Isabel Paula de 
Orientador: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Keywords: fisioterapêuta; formação; competências emocionais
Issue Date: 26-Jan-2010
Abstract: Ser fisioterapeuta implica satisfazer múltiplas exigências, acarretando mais do que um avultado conhecimento teórico ou uma elevada competência técnica. Exige, igualmente, a gestão da constante interacção de si próprio com os outros, quer sejam utentes (alvo e razão prioritária da existência da profissão), quer familiares dos utentes, colegas ou demais profissionais da equipa multidisciplinar em que possam estar integrados. Neste sentido, o fisioterapeuta deve ser possuidor de um conjunto vasto e diversificado de saberes e competências, enquadradas num referencial ético de postura profissional. Consideramos que o reconhecimento das competências emocionais é uma das chaves para a humanização dos cuidados prestados ao utente, maximizando a sua qualidade. Reflexo da própria Inteligência Emocional, as competências emocionais dotam os sujeitos de habilidades fulcrais para o seu próprio desenvolvimento pessoal, profissional e social. Neste sentido, perante a escassez de investigações incidentes na aproximação das competências emocionais e da Fisioterapia, a presente investigação pretende realizar um estudo preliminar sobre as concepções e percepções dos alunos de Fisioterapia em torno das competências emocionais, tentando realçar a importância da formação neste âmbito. A amostra seleccionada é constituída por 26 alunos que frequentam o 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia numa Escola pública. Indo ao encontro dos objectivos definidos e da questão central do estudo, foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um guião de narrativa semi-estruturado. A auto-reflexão desenvolvida pelos elementos da amostra permitiu concluir que mesmo perante a ausência de formação dirigida às competências emocionais, os alunos conseguem destacá-las, com maior ou menor predominância, e reconhecem não só a importância dessas competências, como a importância de adquirirem conhecimentos nesta área. Para além disto, os resultados permitiram uma reflexão em torno das práticas de cuidados, sublinhando a importância de que o paradigma do cuidar (em vez do tratar) ganha mais sentido quando o profissional de saúde é revestido de emoções inteligentes que direccionam as suas práticas. Sugerem-se investigações com amostras mais diversificadas, contribuindo assim para o desenvolvimento emocional dos indivíduos e para a sua formação, enquanto pessoas emocionalmente inteligentes.
Being physiotherapist involves multiple requirements, causing more than a substantial theoretical knowledge or a high technical competence. Requires also the management of the constant interaction of self with others, whether there are users (priority target and reason of the existence of the profession), or relatives of users, colleagues or other professionals in the multidisciplinary team that may be integrated. In this sense, the physical therapist must possess a wide and diverse range of knowledge and skills, in a reference framework for ethical professional stance. We believe that the recognition of emotional competence is a key to the humanization of care. Reflection of the Emotional Intelligence, emotional skills equip the person of core skills for their own personal development, professional and social. Accordingly, given the paucity of research focused on approximation of Physiotherapy and emotional skills, this research intends to undertake a preliminary study on the conceptions and perceptions of students of Physiotherapy around emotional skills, trying to highlight the importance of education and training in this area. The sample consists of students attending the 4th year of Degree of Physiotherapy in a public school. In line with the objectives and the central question of the study, was used as a research tool, a script of semi-structured narrative. Self-reflection developed by elements of the sample indicated that even in the absence of education and/or training directed at the emotional skills, students manage to highlight them, with more or less predominance, and recognize not only the importance of these skills, such as the importance of acquiring knowledge in this area. Furthermore, the results allowed a discussion around the practice of care, emphasizing the importance of the paradigm of care (rather than treat) gained more meaning when the health professional is coated with emotions that lead their smart practices. We suggest research with more diverse samples, thus contributing to the emotional development of individuals and to their education and training, while emotionally intelligent people.
Soyez physiothérapeute implique de multiples exigences, causant plus d'un des connaissances théoriques ou d'une grande compétence technique. Nécessite également la gestion de l'interaction constante de soi avec les autres, si les utilisateurs (objectif prioritaire, et la raison de l'existence de la profession), ou des familles de les utilisateurs, collègues ou autres professionnels de l'équipe multidisciplinaire qui mai être intégrées. En ce sens, le physiothérapeute doit posséder une vaste gamme de connaissances et de compétences, dans un cadre de référence pour la position de l'éthique professionnelle. Nous pensons que la reconnaissance de las compétences affectives est un élément clé de l'humanisation des soins. Réflexe de l'Intelligence Émotionnelle, les compétences affectives équipe de sujets de compétences de base pour leur propre développement personnel, professionnel et social. En conséquence, étant donné la rareté de la recherche est axée sur le rapprochement de la Physiothérapie et les compétences affectives, cette recherche vise à entreprendre une étude préliminaire sur les conceptions et les perceptions des étudiants de Physiothérapie dans les compétences affectives, en essayant de mettre en évidence l'importance de la formation dans ce domaine. L'échantillon est composé d'élèves fréquentant la 4e année de Degré en Physiothérapie à une école publique. En ligne avec les objectifs et la question centrale de l'étude, a été utilisé comme un outil de recherche, un script de semi-structurées narrative. Autoréflexion développé par des éléments de l'échantillon ont indiqué que, même en l'absence de formation à l'intention de compétences affectives, des étudiants à les mettre en lumière, plus ou moins prédominante, et reconnaître non seulement l'importance de ces compétences, telles que l'importance de l'acquisition connaissances dans ce domaine. En outre, les résultats ont une discussion autour de la pratique des soins, en mettant l'accent sur l'importance du modèle de soins (plutôt que de traiter) a obtenu plus de sens lorsque le professionnel de la santé est enduit avec les émotions qui mènent leurs pratiques intelligentes. Proposer la recherche avec des échantillons plus diversifiés, contribuant ainsi au développement affectif des individus et à leur formation, alors que des personnes intelligentes émotionnellement.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12717
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sandra Carvalho.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

286
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

307
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.