Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/12155
Title: | A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem (um estudo de caso) | Authors: | Afonso, Ana Paula Varela Pereira | Orientador: | Figueiredo, António Dias de | Keywords: | Comunidades virtuais de aprendizagem | Issue Date: | 25-Nov-2009 | Citation: | AFONSO, Ana Paula Varela Pereira - A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem : um estudo de caso. Coimbra : [s.n.], 2009. Tese de doutoramento | Abstract: | Numa abordagem de aplicação prospectiva, esta dissertação pretende encontrar respostas para a questão de “como se geram e gerem comunidades virtuais de aprendizagem?”. Fundamentada no corpo teórico existente no âmbito dos paradigmas pós-modernos (os construtivismos e seus derivados) e contextual (comunidades) da aprendizagem, a nossa pesquisa traduz-se num estudo de caso, de natureza não-experimental, com interesses descritivos e exploratórios, em torno da Pós-Graduação em Técnicas e Contextos de E-Learning (PGTCEL/FAVELA). Com base nos pressupostos enunciados e no observado no caso, procurámos indícios da geração de comunidade na PGTCEL, triangulando diversas fontes e métodos de recolha de dados (testes sociométricos, inquérito de auto-preenchimento e análise de conteúdo). Embora a natureza do estudo realizado não nos permita generalizar os resultados obtidos, apontamos algumas pistas para a gestão estratégica dos contextos de aprendizagem (sob a forma de comunidades virtuais), nomeadamente: Que a geração de uma comunidade é um exercício colectivo de imaginação assente nos princípios da construção e da transacção colectivas. Que a gestão de uma comunidade, enquanto contexto de aprendizagem, envolve a gestão dos contextos tecnológico, relacional e pedagógico do não-lugar em que se desenvolve a comunidade. Resultam deste nosso estudo de caso, para além dos pressupostos enunciados, uma proposta de Escala para a Avaliação da Evolução das Comunidades (CEES – Community Evolution Evaluation Scale) e um conjunto de princípios nos quais consideramos poder assentar a geração e gestão de comunidades virtuais de aprendizagem. Mais resulta ainda, a convicção de que este é um caminho de investigação pouco trilhado e que muito tem a oferecer, nomeadamente, no que diz respeito aos aspectos sócio-didácticos da geração e gestão de contextos virtuais de aprendizagem. | Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/12155 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gestão das comunidades de aprendizagem.pdf | 15.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
514
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 50
654
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.