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https://hdl.handle.net/10316/12155
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Figueiredo, António Dias de | - |
dc.contributor.author | Afonso, Ana Paula Varela Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2009-12-29T15:28:23Z | - |
dc.date.available | 2009-12-29T15:28:23Z | - |
dc.date.issued | 2009-11-25 | - |
dc.identifier.citation | AFONSO, Ana Paula Varela Pereira - A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem : um estudo de caso. Coimbra : [s.n.], 2009. Tese de doutoramento | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/12155 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | en_US |
dc.description.abstract | Numa abordagem de aplicação prospectiva, esta dissertação pretende encontrar respostas para a questão de “como se geram e gerem comunidades virtuais de aprendizagem?”. Fundamentada no corpo teórico existente no âmbito dos paradigmas pós-modernos (os construtivismos e seus derivados) e contextual (comunidades) da aprendizagem, a nossa pesquisa traduz-se num estudo de caso, de natureza não-experimental, com interesses descritivos e exploratórios, em torno da Pós-Graduação em Técnicas e Contextos de E-Learning (PGTCEL/FAVELA). Com base nos pressupostos enunciados e no observado no caso, procurámos indícios da geração de comunidade na PGTCEL, triangulando diversas fontes e métodos de recolha de dados (testes sociométricos, inquérito de auto-preenchimento e análise de conteúdo). Embora a natureza do estudo realizado não nos permita generalizar os resultados obtidos, apontamos algumas pistas para a gestão estratégica dos contextos de aprendizagem (sob a forma de comunidades virtuais), nomeadamente: Que a geração de uma comunidade é um exercício colectivo de imaginação assente nos princípios da construção e da transacção colectivas. Que a gestão de uma comunidade, enquanto contexto de aprendizagem, envolve a gestão dos contextos tecnológico, relacional e pedagógico do não-lugar em que se desenvolve a comunidade. Resultam deste nosso estudo de caso, para além dos pressupostos enunciados, uma proposta de Escala para a Avaliação da Evolução das Comunidades (CEES – Community Evolution Evaluation Scale) e um conjunto de princípios nos quais consideramos poder assentar a geração e gestão de comunidades virtuais de aprendizagem. Mais resulta ainda, a convicção de que este é um caminho de investigação pouco trilhado e que muito tem a oferecer, nomeadamente, no que diz respeito aos aspectos sócio-didácticos da geração e gestão de contextos virtuais de aprendizagem. | en_US |
dc.description.sponsorship | Apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (através da Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/3289/2000) e do CISUC | - |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Comunidades virtuais de aprendizagem | en_US |
dc.title | A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem (um estudo de caso) | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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File | Description | Size | Format | |
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Gestão das comunidades de aprendizagem.pdf | 15.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
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