Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12155
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dc.contributor.advisorFigueiredo, António Dias de-
dc.contributor.authorAfonso, Ana Paula Varela Pereira-
dc.date.accessioned2009-12-29T15:28:23Z-
dc.date.available2009-12-29T15:28:23Z-
dc.date.issued2009-11-25-
dc.identifier.citationAFONSO, Ana Paula Varela Pereira - A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem : um estudo de caso. Coimbra : [s.n.], 2009. Tese de doutoramento-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12155-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbraen_US
dc.description.abstractNuma abordagem de aplicação prospectiva, esta dissertação pretende encontrar respostas para a questão de “como se geram e gerem comunidades virtuais de aprendizagem?”. Fundamentada no corpo teórico existente no âmbito dos paradigmas pós-modernos (os construtivismos e seus derivados) e contextual (comunidades) da aprendizagem, a nossa pesquisa traduz-se num estudo de caso, de natureza não-experimental, com interesses descritivos e exploratórios, em torno da Pós-Graduação em Técnicas e Contextos de E-Learning (PGTCEL/FAVELA). Com base nos pressupostos enunciados e no observado no caso, procurámos indícios da geração de comunidade na PGTCEL, triangulando diversas fontes e métodos de recolha de dados (testes sociométricos, inquérito de auto-preenchimento e análise de conteúdo). Embora a natureza do estudo realizado não nos permita generalizar os resultados obtidos, apontamos algumas pistas para a gestão estratégica dos contextos de aprendizagem (sob a forma de comunidades virtuais), nomeadamente:  Que a geração de uma comunidade é um exercício colectivo de imaginação assente nos princípios da construção e da transacção colectivas.  Que a gestão de uma comunidade, enquanto contexto de aprendizagem, envolve a gestão dos contextos tecnológico, relacional e pedagógico do não-lugar em que se desenvolve a comunidade. Resultam deste nosso estudo de caso, para além dos pressupostos enunciados, uma proposta de Escala para a Avaliação da Evolução das Comunidades (CEES – Community Evolution Evaluation Scale) e um conjunto de princípios nos quais consideramos poder assentar a geração e gestão de comunidades virtuais de aprendizagem. Mais resulta ainda, a convicção de que este é um caminho de investigação pouco trilhado e que muito tem a oferecer, nomeadamente, no que diz respeito aos aspectos sócio-didácticos da geração e gestão de contextos virtuais de aprendizagem.en_US
dc.description.sponsorshipApoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (através da Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/3289/2000) e do CISUC-
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectComunidades virtuais de aprendizagemen_US
dc.titleA gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem (um estudo de caso)en_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
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