Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12151
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dc.contributor.advisorPinho, Maria Salomé Ferreira Estima de-
dc.contributor.authorBotas, Carla Luísa Coelho-
dc.date.accessioned2009-12-29T13:53:12Z-
dc.date.available2009-12-29T13:53:12Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12151-
dc.descriptionTese de Mestrado em Psicologia Especialização em Avaliação Psicológica Apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.en_US
dc.description.abstractA memória constitui a base do conhecimento sendo através desta que damos significado ao quotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida. A construção de instrumentos que possibilitem a avaliação precoce da memória é fundamental para a compreensão do desenvolvimento e intervenção, quando necessária. A presente investigação teve como desígnio principal a recolha de dados normativos para o Rivermead Behavioural Memory Test for Children (RBMT-C) em crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, assim como o conhecimento de outras características psicométricas deste instrumento que, até à data, não tem quaisquer estudos publicados em Portugal. Foi observada uma amostra de 210 crianças, de ambos os sexos, com idades entre os 4 e os 6 anos e 11 meses, desempenho escolar normal e frequência no pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, oriundas de 8 agrupamentos de escolas do distrito de Leiria, maioritariamente escolas públicas. Esta amostra foi estratificada com base nas percentagens da população portuguesa de crianças com idades compreendidas entre 4 e 6 anos considerando a área de residência. O RBMT-C, constituído por onze subtestes, genericamente, requer que a criança se recorde que deverá realizar uma determinada tarefa (memória prospectiva) e ainda que retenha informação necessária a um desempenho adequado no seu dia-a-dia (memória retrospectiva de objectos comuns e de faces; orientação temporal e espacial). IX Os estudos psicométricos incluíram o exame da precisão: (i) a estabilidade temporal teste-reteste com um intervalo de 3 semanas; e (ii) a análise da consistência interna (alfa de Cronbach). Os estudos de validade concorrente incluíram 2 subtestes (Quadrados e Vocabulário) da WPPSI-R (Wechsler, 1989, 2003) e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR; Raven, 1956; Simões, 2000) aplicados numa subamostra de 25 crianças e 70 crianças, respectivamente. No teste-reteste do RBMT-C foram avaliadas 35 crianças da amostra total com um intervalo de 3 semanas. Considerados globalmente, os resultados da presente investigação apontam para valores de precisão e validade aceitáveis, sugerindo que o RBMT-C poderá ser utilizado com alguma utilidade nestas faixas etárias, embora pareça necessário proceder, nalguns subtestes, a alterações que permitam aumentar o seu grau de dificuldade.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMemóriaen_US
dc.subjectAvaliação Psicológicaen_US
dc.subjectIdade pré-escolaren_US
dc.subjectRivermead Behavioural Memory Test for Childrenen_US
dc.titleRivermead Behavioural Memory Test for Children: Estudos psicométricos com crianças dos 4 aos 6 anos e 11 mesesen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9786-2819-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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