Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116507
Title: PROGRAMA DE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS “A CONSCIÊNCIA DE MIM” ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS BENEFÍCIOS EM CONTEXTO ESCOLAR
Other Titles: MINDFULNESS PROGRAM FOR CHILDREN “THE CONSCIENCE OF ME” EXPLORATORY STUDY OF BENEFITS IN A SCHOOL CONTEXT
Authors: Mata, Maria de Lurdes Pereira Tavares da
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: Mindfulness; School Context; Breathing; Imagination; Full Attention; Mindfulness; Contexto Escolar; Respiração; Imaginação; Atenção Plena
Issue Date: 27-Jun-2024
Serial title, monograph or event: PROGRAMA DE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS “A CONSCIÊNCIA DE MIM” ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS BENEFÍCIOS EM CONTEXTO ESCOLAR
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: The concept of mindfulness, adapted by the West, arises from Buddhist meditation practices and both share the proposal to experience the present moment without judgment. Taking into account its numerous biopsychosocial benefits, we are witnessing a growing recognition of its practice in both the adult population and children, and although more recent, the results suggest the same benefits as in the adult population. In this sense and within the scope of the curricular internship activities, upon becoming aware of problems expressed by students such as: anxiety, stress, lack of attention and focus on school activities, it was proposed to implement a mindfulness program “The Consciousness of Me”. Therefore, the present dissertation aims to identify changes throughout this program in the areas of: breathing; mindfulness, imagination, emotions and body awareness and understand the extent to which this program can promote self-regulation skills and psychological well-being in primary school children. This program was developed over 10 sessions, in 7 Pre-School and 1st Cycle classes, covering a total of 164 children, with activities adjusted to their ages, although the sample class is made up of 23 students from the 4th year of 1st cycle, aged between 8 and 11 years old. To this end, an exploratory collective case study of a qualitative nature was carried out, with data collected from multiple sources (triangulation), which included testimonies from participating students, direct observation of their behaviors and interviews with 3 teachers participating in the program, They are also in the 4th year of the 1st cycle. The results of this study suggest that the application of mindfulness techniques, in children attending the 1st cycle of studies, can improve attention, self-confidence, regulation of emotions, reduction of stress and anxiety, promoting interpersonal relationships , the environment in the classroom context and as a result, better learning and psychological well-being of children.
O conceito de mindfulness, adaptado pelo ocidente, surge a partir das práticas da meditação budista e partilham a proposta de experienciar o momento presente sem julgamento. Tendo em conta os seus inúmeros benefícios biopsicossociais, assistimos a um crescente reconhecimento da sua prática, tanto na população adulta como também nas crianças e, embora mais recentes os resultados sugerem os mesmos benefícios que na população adulta. Neste sentido, e no âmbito das atividades do estágio curricular, ao tomar conhecimento de problemas manifestados por alunos como: ansiedade, stress, falta de atenção e de foco nas atividades escolares, propôs-se a implementação de um programa de mindfulness “A Consciência de Mim”. Assim, a presente dissertação tem como objetivos identificar as mudanças ao longo deste programa nos domínios da: respiração; atenção plena, imaginação, emoções e consciência corporal, e perceber em que medida este programa pode promover competências de autorregulação e bem-estar psicológico em crianças do 1º ciclo. Este programa desenvolveu-se ao longo de 10 sessões, em 7 turmas da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo, abrangendo um total de 164 crianças, com atividades ajustadas às idades, embora a amostra do estudo seja composta por uma turma de 23 alunos do 4º ano do 1º ciclo, com idades entre os 8 e 11 anos. Para o efeito, realizou-se um estudo de caso coletivo exploratório de natureza qualitativa, com dados recolhidos por múltiplas fontes, onde constam os testemunhos dos alunos participantes, a observação direta dos seus comportamentos e entrevistas a 3 professoras participantes do programa, também elas do 4º ano do 1º ciclo. Os resultados deste estudo sugerem que a aplicação de técnicas de mindfulness, em crianças a frequentar o 1.º ciclo de escolaridade básica, pode melhorar a atenção, a autoconfiança, a regulação das emoções, a redução do stress e da ansiedade, promovendo o relacionamento interpessoal, o ambiente em contexto de sala de aula e em consequência destas, uma melhor aprendizagem e bem-estar psicológico das crianças.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/116507
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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