Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116364
Title: “Era uma vez...” O contributo da literatura para a infância no desenvolvimento de competências em alunos/as com necessidades específicas em contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem.
Other Titles: "Once upon a time...". The contribution of children's literature to the development of skills in pupils with specific needs in the context of the Learning Support Centre.
Authors: Colaço, Helena Nazaré Rodrigues
Orientador: Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz
Keywords: Children's Literature; Skills Development; Students with Specific Needs; Learning Support Centre; Literatura para a Infância; Desenvolvimento de Competências; Alunos/as com Necessidades Específicas; Centro de Apoio à Aprendizagem
Issue Date: 24-Jul-2024
Serial title, monograph or event: “Era uma vez...” O contributo da literatura para a infância no desenvolvimento de competências em alunos/as com necessidades específicas em contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem.
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Abstract: This internship report, part of the 2nd year of the Master's Degree in Special Education and Inclusive Society at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, aims to reflect the work developed and implemented throughout the Internship Curricular Unit, which took place at the Vila Nova de Poiares School Group, emphasising the intervention project and the guidance/support of students.The intervention project consisted of planning, developing, implementing and evaluating a project entitled "Once upon a time...". The contribution of children's literature to the development of skills in pupils with specific needs in the context of the Learning Support Centre. The overall aim of this project was to develop cognitive, emotional, social and motor skills in pupils with specific needs. This project is described, substantiated and evaluated in this report. Children's literature was used as a tool to achieve these objectives, providing an inclusive approach centred on the students'skills. student guidance/support component consisted in the promotion of two activity sessions, the aims of which were to focus on study methods in a year 6 class in the subject of Organisation for Success. A year 10 student was also tutored in the subject of Interdisciplinary Areas. Both interventions were described and evaluated in this report, with the feedback from the teacher of the respective subjects on the trainee's performance in the classroom, being presented.In addition to the intervention activities, other significant actions were carried out during the internship. Among these we can highlight taking part in various types of meetings, getting involved in activities organised at and by the school and taking part in training sessions. These complementary activities contributed to a broader and more practical view of how the School Group Works.
O presente relatório de estágio, integrado no 2.º ano de Mestrado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra pretende refletir o trabalho desenvolvido e implementado no decorrer da Unidade Curricular de Estágio, que decorreu no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, dando ênfase ao projeto de intervenção e à orientação/apoio de alunos/as. O projeto de intervenção consistiu na planificação, desenvolvimento, implementação e avaliação de um projeto intitulado “Era uma vez...” O contributo da literatura para a infância no desenvolvimento de competências em alunos/as com necessidades específicas em contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem. O referido projeto teve como objetivo geral desenvolver competências cognitivas, emocionais, sociais e motoras em alunos/as com necessidades específicas. Este projeto está descrito, fundamentado e avaliado no presente relatório. A literatura para a infância foi utilizada como ferramenta para atingir esses objetivos, proporcionando uma abordagem inclusiva e centrada no desenvolvimento de competências dos/as alunos/as.A componente orientação/apoio de alunos/as consistiu na promoção de duas sessões de atividade, cujos objetivos apontaram para os métodos de estudo numa turma de 6.º ano de escolaridade na disciplina de Organização para o Sucesso. Para além disso, foi realizada a orientação de uma aluna de 10.º ano, na disciplina de Área Interdisciplinar. Ambas as intervenções foram descritas e avaliadas no presente relatório, com o feedback do/a professor/a das respetivas disciplinas, face ao desempenho da estagiária em contexto de sala de aula, sendo também apresentado.Para além das atividades interventivas, foram realizadas outras ações significativas durante o estágio. Entre estas, destacam-se a participação em vários tipos de reuniões, a envolvência em atividades organizadas no/pelo Agrupamento e a participação em ações de formação. Estas atividades complementares contribuíram para uma visão mais ampla e prática do funcionamento do Agrupamento.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Especial e Sociedade Inclusiva apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/116364
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons