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https://hdl.handle.net/10316/11619
Título: | A globalização da escola de massas: Perspectivas institucionalistas e genealógicas | Autor: | Gomes, Rui Machado | Data: | Dez-2001 | Editora: | Centro de Estudos Sociais | Citação: | Revista Crítica de Ciências Sociais. 61 (2001) 135-167 | Resumo: | A análise crítica de algumas das aporias de dois influentes modelos explicativos da génese e expansão da escola de massas - os modelos da formação do Estado e da institucionalização mundial da educação - proporciona o enquadramento conceptual para a construção da perspectiva genealógica defendida pelo autor. Esta está estribada em três pilares: pressuposto da continuidade; recusa da existência de um mandato educativo moral baseado em princípios; carácter contingente das tecnologias políticas usadas pelos sistemas educativos. A pesquisa associa-se à perspectiva dos autores que têm procurado uma alternativa a partir da noção de tecnologias políticas contingentes, como contraponto aos modelos tradicionais da relação entre Estado e educação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/11619 | ISSN: | 0254-1106 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCDEF - Artigos em Revistas Nacionais I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
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