Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/11619
Title: A globalização da escola de massas: Perspectivas institucionalistas e genealógicas
Authors: Gomes, Rui Machado 
Issue Date: Dec-2001
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Citation: Revista Crítica de Ciências Sociais. 61 (2001) 135-167
Abstract: A análise crítica de algumas das aporias de dois influentes modelos explicativos da génese e expansão da escola de massas - os modelos da formação do Estado e da institucionalização mundial da educação - proporciona o enquadramento conceptual para a construção da perspectiva genealógica defendida pelo autor. Esta está estribada em três pilares: pressuposto da continuidade; recusa da existência de um mandato educativo moral baseado em princípios; carácter contingente das tecnologias políticas usadas pelos sistemas educativos. A pesquisa associa-se à perspectiva dos autores que têm procurado uma alternativa a partir da noção de tecnologias políticas contingentes, como contraponto aos modelos tradicionais da relação entre Estado e educação.
URI: http://hdl.handle.net/10316/11619
ISSN: 0254-1106
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A Globalizacao da Escola de Massas.pdf9.87 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

232
checked on Sep 16, 2019

Download(s) 10

1,453
checked on Sep 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.