Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115413
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dc.contributor.advisorMoreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra-
dc.contributor.advisorSilveira, Luís Eduardo Ávila da-
dc.contributor.authorPereira, Ricardo José Miguens-
dc.date.accessioned2024-06-03T22:00:58Z-
dc.date.available2024-06-03T22:00:58Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.date.submitted2024-06-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115413-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThe theme park industry in Portugal is at an early stage in terms of its classification and subsequent promotion. The communication strategies require an integrated planning that allows to address the different components that creates a theme park, considering sales and emotional connection created between the park and the visitor. The single visit is no longer that important and the focus shifts to creating visitor loyalty, which is essential for the sustainability of these companies. When observing the critical factors for the success of a theme park, it can be concluded that the information and communication technologies can improve it, resolve some of the weaknesses that prevent the park’s evolution and expansion and contribute to the competitiveness of this industry. This master dissertation seeks to address the evolution of theme parks as a way of supporting its relevance in formulating strategies to retain visitors and improve their experiences, which directly influences their image and the way in which the park is promoted. The main objective of this report is to formulate a strategic communication plan for the year 2024 for Dino Parque Lourinhã. It is complemented by specific and segmented benchmarking of Portuguese theme parks, an audit of the company Parque dos Dinossauros da Lourinhã, a SWOT analysis of the company under study and an analysis of customer satisfaction at Dino Parque Lourinhã in 2022. The results obtained show that the recommendation to visit the park is mainly made by family and friends, but there is dissatisfaction with the price of the ticket and the lack of interactivity of the models and activities on offer. The focus of communication should be on the park’s social networks and on content that helps potential customers in the decision-making process of buying tickets and preparing for their visit. Creating an emotional connection with the customer is essential and strengthening the park’s values must be considered when formulating the communication strategy. The different tools used in the report optimized the formulation of the communication plan, taking into account current trends in theme park industry and the complexity of the communication process.eng
dc.description.abstractA indústria dos parques temáticos em Portugal encontra-se num estado inicial quanto à sua classificação e consequente promoção. As estratégias de comunicação requerem um planeamento integrado que permita abordar as diferentes componentes que constituem um parque temático, tendo em consideração as vendas e a ligação emocional criada entre o parque e o visitante. A visita única deixa de ser tão importante e o foco torna-se em criar lealdade no visitante, algo indispensável para a sustentabilidade destas empresas. Ao observar os fatores críticos para o sucesso de um parque temático, observa-se que as tecnologias de informação e comunicação possibilitam a sua melhoria, resolvem algumas das fraquezas que impedem a evolução e expansão do parque e contribuem para a competitividade desta atividade. O relatório procura abordar a evolução dos parques temáticos como forma de sustentar a importância que esta tem na formulação de estratégias para a retenção de visitantes e otimização da sua experiência, o que influencia diretamente a sua imagem e a forma como é realizada a promoção do parque. Este relatório tem como objetivo a formulação de um plano estratégico de comunicação, para o ano de 2024, para o Dino Parque Lourinhã, sendo complementado com a realização de um benchmarking específico e segmentado de parques temáticos portugueses, uma auditoria à empresa Parque dos Dinossauros da Lourinhã, uma análise SWOT da empresa em estudo e a análise da satisfação dos clientes do Dino Parque Lourinhã do ano de 2022. Os resultados obtidos determinaram que a recomendação da visita ao parque é realizada maioritariamente a partir de familiares e amigos, mas existe uma insatisfação quanto ao preço do bilhete e à falta de interatividade dos modelos e das atividades oferecidas. Deverá existir uma aposta na comunicação das redes sociais do parque e em conteúdo que ajude o potencial cliente no processo de decisão de compra dos bilhetes e de preparação da visita. A criação de uma ligação emocional com o cliente é essencial e o fortalecimento dos valores do parque devem ser tidos em conta na formulação da estratégia de comunicação. As diferentes ferramentas utilizadas no relatório otimizaram a formulação do plano de comunicação, tendo em consideração as tendências atuais da indústria dos parques temáticos e a complexidade do processo de comunicação.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTheme Parkeng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectAuditeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectBrandeng
dc.subjectParque Temáticopor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectAuditoriapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectMarcapor
dc.titleParques temáticos e desenvolvimento territorial: Proposta de um plano de comunicação para o Dino Parque da Lourinhãpor
dc.title.alternativeTheme parks and territorial development: Proposal for a communication plan for Dino Parque da Lourinhãeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleParques temáticos e desenvolvimento territorial: Proposta de um plano de comunicação para o Dino Parque da Lourinhãpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203615166-
thesis.degree.disciplineGeografia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Território e Patrimónios-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Ricardo José Miguens::0009-0006-2495-3027-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMoreira, Claudete Carla Oliveira-
uc.degree.elementojuriCaldeira, Ana Maria Balbino-
uc.degree.elementojuriFernandes, Carla Maria Alves da Silva-
uc.degree.elementojuriSilveira, Luís Eduardo Ávila da-
uc.contributor.advisorMoreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra::0000-0002-8496-0986-
uc.contributor.advisorSilveira, Luís Eduardo Ávila da::0000-0002-8030-7074-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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