Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/114532
Título: José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão: entre a utopia e a distopia
Outros títulos: José Saramago and Ignácio de Loyola Brandão: between utopia and dystopia
Autor: Araujo, Wagner Rodrigues
Orientador: Arnaut, Ana Paula dos Santos Duarte
Almeida, Marinei
Palavras-chave: Distopia; Ignácio de Layola Brandão; José Saramago; Utopia; literatura e sociedade; Dystopia; Ignácio de Layola Brandão; José Saramago; Literature and Society; Utopia
Data: 19-Jan-2024
Título da revista, periódico, livro ou evento: José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão: entre a utopia e a distopia
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Esta tese de doutoramento em literatura de língua portuguesa realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra apresenta um estudo comparado de quatro obras de dois autores de língua portuguesa: José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão. Do autor português, selecionamos os romances Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004), e do autor brasileiro, Não verás país nenhum (1981) e Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela (2018). A partir do modo como a dualidade utopia-distopia se manifesta, nesta investigação analisamos os elementos constituintes do corpus (narradores, discursos, enredos, personagens e cenários/espaços) e discutimos as fronteiras dos gêneros literários, na tentativa de responder à questão se estes romances podem ser lidos como distópicos e se a distopia é ou não um subgênero. Com esta abordagem crítica às obras dos renomados escritores José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão, em uma perspectiva intertextual e interdiscursiva, trazemos novas reflexões sobre a utopia e a distopia, literatura e sociedade, gêneros literários, passado, presente e futuro, como também contributos para os atuais debates acadêmicos em torno destes conceitos. Cooperamos ainda para o alargamento referencial do diálogo das literaturas de Portugal e Brasil e destas com outras, bem como para o enriquecimento da fortuna crítica dos autores de nosso corpus. O resultado evidencia o papel da literatura como ponte entre o ficcional e o real.
This doctoral thesis on Portuguese language literature carried out at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra presents a comparative study of four works by two Portuguese-language authors: José Saramago and Ignácio de Loyola Brandão. From the Portuguese author, we selected the novels Ensaio sobre a cegueira (1995) and Ensaio sobre a lucidez (2004), and from the Brazilian author, Não verás país nenhum (1981) and Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela (2018). Based on how the utopia-dystopia duality manifests itself, in this investigation we analyze the constituent elements of the corpus (narrators, speeches, plots, characters and settings/spaces) and discuss the boundaries of literary genres in an attempt to answer the question of whether these novels can be read as dystopian and whether dystopia is a subgenre or not. With this critical approach to the works by renowned writers José Saramago and Ignácio de Loyola Brandão, from an intertextual and interdiscursive perspective, we bring new reflections about utopia and dystopia, literature and society, literary genres, past, present and future, along with contributions to current academic debates around these concepts. In this way, we also cooperate with the referential broadening of the dialogue between the literatures of Portugal and Brazil and from these to others, as well as to enrich the critical fortune of the authors of our corpus. The result highlights the role of literature as a bridge between the fictional and the real.
Descrição: Tese de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/114532
Direitos: openAccess
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