Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114525
Title: Mystical love as a relationship with the Other from the 16th to the 18th century in Spain (Teresa of Avila), Italy (Maria Maddalena de' Pazzi) and Portugal (soror Maria Joana)
Other Titles: L'amore mistico come relazione con l'Altro dal XVI al XVIII secolo in Spagna (Teresa d’Avila), Italia (Maria Maddalena de’ Pazzi) e Portogallo (soror Maria Joana)
Authors: Graziani, Eleonora
Orientador: Lopes, Maria Antónia da Silva Figueiredo
Santos, Maria Irene Abreu Ramalho Sousa
Keywords: Amor místico; Controlo; Historiografia feminista; Mística feminina; modelos de santidade; Mystical love; Female mysticism; Feminist historiography; Hierarchical control; Patterns of holiness
Issue Date: 9-Jan-2024
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: A questão básica que permeia a pesquisa é se o misticismo, entendido comocontacto direto com o divino, teria representado uma forma de empoderamentofeminino. As três freiras em análise, que viveram todas em mosteiros de clausura,tiveram uma relação direta ou mística com a Alteridade divina e, embora vivendoem diferentes contextos históricos, semelhanças substanciais podem ser encontradasna representação e autorrepresentação da mulher nos séculos XVI, XVII e XVIII:um modelo de santidade que privilegia as virtudes heroicas de obediência, modéstia,humildade e em geral a submissão à hierarquia eclesiástica masculina. Após oConcílio de Trento (1545-1563), implantou-se um controle estrito sobre osfenómenos místicos, que proliferaram nos conventos a fim de reafirmar anecessidade da mediação eclesiástica na relação com o divino, exacerbando-se adesconfiança em relação à mística feminina, cuja autenticidade é cuidadosamenteexaminada.A análise de fontes autobiográficas e biográficas destacou, para este fim, oenorme peso de outros sujeitos históricos, representantes do domínio patriarcal,como os confessores, os bispos e a Inquisição. Constata-se que das três místicas aúnica a ter sérios problemas com a Inquisição foi Teresa de Ávila, ainda queindiretamente e sempre devido aos seus escritos. A teologia teresiana desvincula-seda teologia centrada na Paixão ao colocar a divindade no centro do ser humano,numa glorificação também feminina, que para a Inquisição beira a heresia. As outrasduas, Maria Maddalena de' Pazzi e Maria Joana, são protegidas pelo rígido controleestabelecido que as conduz sem hesitação no caminho do "sofrimento".Evitando tanto a abordagem fideísta, que oculta ou minimiza os aspetoscoercitivos do caminho para a santidade, quanto a interpretação reducionista, quepatologiza os fenómenos místicos, optou-se por incluir as experiências místicasdessas freiras na história mística, que começa na Antiguidade e termina no final doséculo XVIII. Embora os seus textos estejam expurgados uma forte carga subjetivatransparece nas três místicas examinadas, na articulação/mediação pessoal com ocontexto histórico envolvente e com a forte pressão social que regula o seucomportamento.L'amore mistico come relazione con l'Altro dal XVI al XVIII secolo in Spagna (Teresa d’Avila), Italia(Maria Maddalena de’ Pazzi) e Portogallo (soror Maria Joana).2Uma das hipóteses levantadas é a de que os êxtases são um sintoma daresistência feminina, segundo a abordagem de Foucault e Butler sobre a disciplinados corpos. Para além da conquista ou não da canonização, a construção da própriasantidade tem-se reconfirmado como um produto histórico que visa não só aregulação do comportamento feminino, mas também a produção de efeitosmiméticos de reprodução e imitação a difundir nos ambientes conventuais. Osexcessos ascéticos, os comportamentos autodestrutivos inserem-se numa leitura docorpo feminino como um "texto cultural", em que o excesso representa o sublinharda prescrição eclesiástica.No estudo das três místicas, a tese destaca a divergência entre a representaçãopost mortem da santa e a realidade factual e concreta de sua experiência. Ainstituição da confissão, instrumento de controlo e de gestão dos comportamentossociais, foi colocada numa linha de continuidade teórica com a sessão psicanalíticaque se afirmou sobretudo no século XX. A representação feminina freudiana elacaniana, substancialmente coincidente com a da mulher como um ser "incompleto,defeituoso", não leva em conta a especificidade e a diferença feminina , como apontaLuce Irigaray, e não contribui para uma referência identitária à transcendênciafeminina.
The basic question that permeates the research is whether mysticism, understood asdirect contact with the divine, would have represented a form of female empowerment.The three nuns under analysis, who all lived in cloistered monasteries, had a direct ormystical relationship with the divine Otherness and, although living in differenthistorical contexts, substantial similarities can be found in the representation and selfrepresentation of women in the 16th, 17th and 18th centuries: a model of sanctity thatprivileged the heroic virtues of obedience, modesty, humility and in general submissionto the male ecclesiastical hierarchy. After the Council of Trent (1545-1563), a rigorouscontrol was implanted over mystical phenomena, which proliferated in convents inorder to reaffirm the need for ecclesiastical mediation in the relationship with the divine,exacerbating the mistrust of female mysticism, whose authenticity is carefullyexamined.The analysis of autobiographical and biographical sources highlighted, for thispurpose, the enormous weight of other historical subjects, representatives of thepatriarchal domain, such as confessors, bishops and the Inquisition. It can be seenthat of the three mystics the only one to have serious problems with the Inquisitionwas Teresa of Avila, although indirectly and always due to her writings publishedpost mortem. Teresa's theology detaches itself from Passion-centred theology byplacing the divinity at the centre of the human being, that is thus glorified, includingthe woman, which, for the Inquisition bordered on heresy. The other two,reconfirmed as a historical product that aims not only at the regulation of femalebehaviour, but also at the production of mimetic effects of reproduction and imitationto be diffused in conventual environments. The ascetic excesses, such as the selfdestructive behaviours, are part of a reading of the feminine body as a "cultural text",in which the excess represents the underlining of the ecclesiastical prescription.In the study of the three mystics, the thesis highlights the abyss between thepost-mortem representation of the saint and the factual and concrete reality of herexperience. The institution of confession, an instrument of control and managementof social behaviour, was here placed in a line of theoretical continuity with thepsychoanalytic session that prevailed above all in the twentieth century. TheFreudian and Lacanian female representation, substantially coincident with that ofthe woman as an "incomplete, defective" being, does not take into account femalespecificity and difference, as Luce Irigaray points out, and does not contribute to anidentity reference to female transcendence.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Feministas apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/114525
Rights: embargoedAccess
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