Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/114517
Título: Amazónia Audiovisual: Um estudo sobre as representatividades de culturas híbridas na Amazónia contemporânea
Outros títulos: Audiovisual Amazon: A study on the representativeness of hybrid cultures in contemporary Amazonia
Autor: Castro, Jorane Ramos de
Orientador: Riaudel, Michel
Branco, Sérgio Emanuel Dias
Palavras-chave: Cinema; Direção Cinematográfica; Processo criativo; Narrativa; Amazônia; Cinema; Cinematographic direction; Creative process; Narrative; Amazon Rainforest.
Data: 11-Dez-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Amazónia Audiovisual: Um estudo sobre as representatividades de culturas híbridas na Amazónia contemporânea
Local de edição ou do evento: CAUC/Sorbonne Université
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar o processo criativo de realização fílmica em trabalhos da autora, na Amazônia brasileira. No primeiro momento, buscam-se referências teóricas para explicar como se criou o conceito de autoria, para se apropriar deste conceito e aplicá-lo ao tema da tese. Para tanto, nos apoiamos em experiências relatadas por realizadoras sobre as suas criações narrativas, como o fazem Trinh T. Minh-Ha e Alice Guy, entre outras. Em seguida, apresenta-se uma reflexão sobre o universo fílmico amazônico e as possibilidades de criação cinematográfica a partir da reflexão apresentada. Uma análise de experiências de narrativas cinematográficas em filmes realizados pela autora é apresentada como exemplificação de dinâmica. Por fim, é feita uma descrição detalhada do processo criativo do filme documentário Terruá Pará desde a sua concepção, passando pela sua conceituação, para acompanhar o processo de realização. A finalização e criação final do filme é feita de forma detalhada em bases teóricas. São utilizadas referências de universo amazônico e de experiência cinematográfica. O resultado é um trabalho reflexivo sobre a própria obra fílmica, como base no fortalecimento de práticas atuais e futuras da autora.Uma análise de experiências de narrativas cinematográficas em filmes realizados pela autora é apresentada como exemplificação de dinâmica. Por fim, é feita uma descrição detalhada do processo criativo do filme documentário Terruá Pará desde a sua concepção, passando pela sua conceituação, para acompanhar o processo de realização. A finalização e criação final do filme é feita de forma detalhada em bases teóricas. São utilizadas referências de universo amazônico e de experiência cinematográfica. O resultado é um trabalho reflexivo sobre a própria obra fílmica, como base no fortalecimento de práticas atuais e futuras da autora.
The objective of this dissertation is to analyze the creative process of filmic realization in films made by the author in the Brazilian Amazon. In the first moment, we seek theoretical references to explain how the concept of authorship was created, in order to appropriate this concept and apply it to the theme of the thesis. For this, we rely on experiences reported by filmmakers about their narrative creations, such as Trinh T. Minh-Ha and Alice Guy, among others. Next, we present a reflection on the Amazonian filmic universe and the possibilities of cinematographic creation from the reflection presented. An analysis of cinematographic narrative experiences in films made by the author is presented as an exemplification of dynamics. Finally, a detailed description of the documentary film Terruá Pará is made from its conception, passing through its conceptualization to follow the process of realization. The finalization and final creation of the film is detailed and referenced in the theoretical bases. References of Amazonian universe and cinematographic experience are used. The result is a reflective work on the filmic work itself, as a basis for strengthening the author's current and future practices.Finally, a detailed description of the documentary film Terruá Pará is made from its conception, passing through its conceptualization to follow the process of realization. The finalization and final creation of the film is detailed and referenced in the theoretical bases. References of Amazonian universe and cinematographic experience are used. The result is a reflective work on the filmic work itself, as a basis for strengthening the author's current and future practices.
Descrição: Tese de Doutoramento em Arte Contemporânea apresentada ao Colégio das Artes
URI: https://hdl.handle.net/10316/114517
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Tese_JoraneRamosDeCastro_VersãoFinal_15012024.pdf7.64 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons