Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/114507
Título: Media e construção identitária: a representação da identidade florianopolitana nos jornais regionais
Outros títulos: Media and identity construction: the representation of Florianopolitan identity in regional newspapers
Autor: Rodrigues, Cátia Melissa Silveira
Orientador: Felippi, Ângela Cristina Trevisan
Simões, Rita Joana Basílio de
Palavras-chave: Estudos Culturais; Florianópolis; Identidade; Media; Representação; Cultural Studies; Florianópolis; Identity; Media; Representation
Data: 31-Jan-2024
Título da revista, periódico, livro ou evento: Media e construção identitária: a representação da identidade florianopolitana nos jornais regionais
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Esta investigação procura compreender o papel dos media nas transformações socioeconômicas e culturais de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Nas últimas décadas, foram visíveis mudanças profundas ocorridas na economia da cidade, pressionadas em grande medida pelos interesses políticos e econômicos locais, decididos em construir um município mais atrativo e lucrativo. Florianópolis foi fundada em 23 de março de 1673 e, atualmente, tem uma população aproximada de 540 mil habitantes. A cada comemoração do seu aniversário, observa-se uma grande mobilização política e mediática, que busca promover o seu desenvolvimento e suas variadas qualidades e atrativos, além de sua história e heranças culturais, predominantemente açorianas. O nosso propósito foi o de observar como têm participado os jornais regionais nestes processos, mobilizando personalidades políticas, artísticas e culturais e construindo simbolicamente as vivências significativas dessa cidade. Paralelamente, pretendemos contribuir para os estudos das representações mediáticas, problematizando o seu lugar na construção identitária, num contexto cultural específico. Recorremos a uma abordagem interdisciplinar, que articula os estudos da comunicação e do jornalismo, os estudos culturais e da identidade, o pensamento pós-colonial e a teoria social contemporânea. A partir deste enquadramento teórico, dirigimos o nosso olhar para a produção informativa dos principais jornais de referência em Florianópolis e região – Diário Catarinense e O Estado –, no período de 1985 a 2020. O corpus corresponde à produção informativa desses periódicos publicada na semana de aniversário da cidade, celebrado a 23 de março. Analisámos a evolução da discursivização mediatizada dos interesses e vivências locais nesses períodos, identificando as marcas identitárias mobilizadas e problematizando os horizontes de sociabilidade que a partir delas são convocados. Do ponto de vista metodológico, articulámos uma abordagem quantitativa e qualitativa. Realizámos, além de análises imprensa, entrevistas epistolares com jornalistas que atuaram nos jornais examinados durante o período de análise. Recorremos à análise de conteúdo (AC), à análise crítica do discurso (ACD) e à análise temática (AT) para analisar os dados obtidos. Fundamentalmente, observámos a predominância dos discursos político e econômico em estreita relação com o discurso jornalístico. Identificámos, em particular, como os media reproduzem os marcadores culturais que o poder hegemónico local cultiva e que favorecem a mercantilização da cidade. Em última instância, longe de contribuírem para a construção de imaginários plurais, os media representam outros poderes e a sua visão da identidade florianopolitana.
This research seeks to understand the role of the media in the socio-economic and cultural transformations in Florianópolis, the capital of the State of Santa Catarina in southern Brazil. In recent decades, profound changes have occurred in the city's economy, primarily pressurized by local political and economic interests determined to build a more attractive and profitable municipality. Florianópolis was founded on 23 March 1673 and currently has a population of around 540,000 inhabitants. Every time its anniversary is celebrated, there is a great deal of political and media mobilization aimed at promoting its development and its varied qualities and attractions, as well as its history and cultural heritage, predominantly Azorean. We aimed to observe how regional newspapers have participated in these processes, mobilizing political, artistic, and cultural personalities and symbolically constructing the significant experiences of this city. At the same time, we intend to contribute to the study of media representations, problematizing their place in constructing identity in a specific cultural context. We have used an interdisciplinary approach that combines communication and journalism studies, cultural and identity studies, post-colonial thought, and contemporary social theory. From this theoretical framework, we looked at the news production of the leading newspapers in the Florianópolis region - Diário Catarinense and O Estado - from 1985 to 2020. The corpus corresponds to the news production of these newspapers published during the city's anniversary week, celebrated on 23 March. We analyzed the evolution of the media discursivization of local interests and experiences in these periods, identifying the identity marks mobilized and problematizing the horizons of sociability that are summoned from them. From a methodological point of view, we combined a quantitative and qualitative approach. As well as analyzing the press, we conducted interviews with journalists who worked for the newspapers examined during the analysis period. We used content analysis (CA), critical discourse analysis (CDA), and thematic analysis (TA) to analyze the data obtained. Fundamentally, we observed the predominance of political and economic discourses closely related to journalistic discourse. In particular, we identified how the media reproduce the cultural markers that the local hegemonic power cultivates and which favor the mercantilization of the city. Eventually, far from contributing to the construction of plural imaginaries, the media represent other powers and their vision of Florianopolitan identity.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/114507
Direitos: openAccess
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