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Título: Feminismo e Marxismo - Uma Intersecção no Processo Dialético da História Enquanto Práxis Política
Autor: Uchôa, Marcela 
Palavras-chave: Feminismo; Marxismo; Revolução; Práxis; Mulheres; Feminism; Marxism; Revolution; Praxis; Women
Data: 2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Philosophy@lisbon
Número: 8
Local de edição ou do evento: Portugal
Resumo: O debate acerca da opressão feminina foi objeto de análise tanto de Marx quanto dos marxistas clássicos. Em várias de suas obras Marx e Engels falam da perspetiva materialista histórica na constituição da família e como ela se estabelece na humanidade no período capitalista. No Manifesto do Partido Comunista a família burguesa já é tratada como uma forma de aprisionar a mulher para realização das vontades dos homens burgueses. Apesar de o feminismo ter percorrido seu caminho nos séculos XVIII e XIX, no seio dos debates da social-democracia as margens de uma tensão entre operárias e feministas burguesas, é a revolução russa e a ação de revolucionárias russas que desencadearam o processo revolucionário em fevereiro de 1917 que culminou com a tomada do poder pelo proletariado russo em outubro do mesmo ano, e é este o exemplo maior da emancipação, auto-organização das mulheres e movimento de trabalhadores. Trotsky, Inessa Armand, Alexandra Kollontai, Nadiéjda Krúpskaia orientavam-se sobre a base da discussão legada por Marx e Engels. Diante disso fazia-se necessário buscar a libertação da mulher dos grilhões do lar e da família; o que possibilitou que posteriormente o feminismo fosse também enunciado como luta social e política que viabilizasse a libertação da mulher do processo alienante capitalista e pudesse assumir seu lugar nas lutas sociais e na história.
The debate about female oppression was the subject of analysis by both Marx and the classical Marxists. In several of his works Marx and Engels speak of the historical materialist perspective on the constitution of the family and how it establishes itself in humanity in the capitalist period. In the Manifesto of the Communist Party the bourgeois family is already treated as a way of imprisoning the woman for the accomplishment of the wills of bourgeois men. Although feminism has run its course in the eighteenth and nineteenth centuries, within the debates of social democracy the margins of a tension between workers and bourgeois feminists, it is the Russian revolution and the action of Russian revolutionaries that triggered the revolutionary process in February of 1917 which culminated in the secession of power by the Russian proletariat in October of the same year, and this is the greatest example of emancipation, self-organization of women, and workers’ movement. Trotsky, Inessa Armand, Alexandra Kollontai, and Nadiéjda Krúpskaia were guided on the basis of the discussion bequeathed by Marx and Engels. Faced with this, it was necessary to seek the liberation of women from the fetters of the home and family; which made it possible later on that feminism was also enunciated as a social and political struggle that enabled the liberation of women from the alienating capitalist process and could take its place in social struggles and history.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113837
ISSN: 2182-4371
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Filosofia - Artigos em Revistas Nacionais

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