Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113766
Título: o lugar da consciÊncia cultural crÍtica na aula de lÍngua (materna ou não materna)
Outros títulos: critical cultural aWareness role in language teacHing
Autor: Fernandes, Anabela dos Santos
Palavras-chave: consciência cultural crítica; didática plural e interdisciplinar; formação de professores de língua; língua materna; língua não materna
Data: 2019
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas.
Resumo: Partindo do discurso e das práticas culturais, o texto procura sublinhar alguns contributos de várias áreas científicas na configuração de uma abordagem plural da Didá- tica das Línguas, tanto no contexto da língua materna como da língua não materna. Entre diversos estudos e documentos orientadores para formação de professores de língua, são descritos alguns aspetos que constituem os pressupostos do trabalho a desenvolver numa conceção nova de formação docente e discente em que se distinga o valor da consciência cultural crítica na capacidade de recriar e interpretar a realidade social.
This article attempts to highlight some contributions of several scientific areas regarding a plural and interdisciplinary didactics approach in language teacher trai- ning (native language and additional language). By analysing studies and guidelines, some aspects become relevant to a new conception of languages pre-service teacher training, more specifically, the role of critical cultural awareness.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113766
ISBN: 978-989-26-1701-5
DOI: 10.14195/978-989-26-1701-5_18
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
o_lugar_da_consciencia_cultural_critica.pdf680.78 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

18
Visto em 24/jul/2024

Downloads

12
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.