Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113684
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVilhena, Júlia-
dc.date.accessioned2024-02-26T13:07:15Z-
dc.date.available2024-02-26T13:07:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-65-87079-33-2pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113684-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma reflexão sobre um cinema de autor realizado na América Latina, em contexto pós-colonial, a partir da análise de dois filmes lançados em 2018: Los Silencios, de Beatriz Seigner, e A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora. Ambos os filmes estrearam no Festival de Cannes, de onde o filme de João e Renée saiu com o prêmio do júri da mostra Um Certo Olhar. Parece-nos interessante colocar as duas obras em diálogo, pois além de serem dirigidas por realizadoras brasileiras – no caso de A Chuva, trata-se de uma codireção com um autor português –, ambas retratam comunidades que estão à margem no contexto do Brasil contemporâneo e de seus países vizinhos e apresentam, ao nosso ver, um caráter híbrido que os autores Ella Shohat e Robert Stam relacionam ao cinema pós-colonial, em contraponto às identidades rígidas do discurso terceiro-mundista. Vamos nos deter no modo como os filmes retratam essas comunidades e constroem o “outro” por meio dos dispositivos cinematográficos e o que essas escolhas revelam sobre suas maneiras de pensar e fazer um cinema autoral à luz do momento histórico atual. Para tanto, faremos nossa análise dentro da perspectiva dos estudos pós- -coloniais, de um cinema “terceiro-mundista” (Shohat; Stam, 2006) e de reflexões antropológicas a fim de compreender os gestos que diferenciam essas obras de uma representação mais totalizante e eurocêntrica, presente em uma tradição do documentário e do cinema etnográfico.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherNAU editorapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.titleA poética da terceira margem no cinema latino-americanopt
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage125pt
degois.publication.lastPage142pt
degois.publication.locationRio de Janeiropt
degois.publication.titleCinemas Pós-Coloniais e Periféricos Volume 3pt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypebookPart-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
File Description SizeFormat
12.pdf765.27 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

77
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

27
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.