Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113615
Title: Ser professor no século XXI: um ofício em transformação?
Authors: Delgado, Cátia
Damião, Maria Helena
Martins, Isaltina
Keywords: Papel do professor; Transformação do ensino; Educação do futuro; Globalização da educação.
Issue Date: 2023
Publisher: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação
Serial title, monograph or event: Livro de resumos - VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Abstract: A mudança imprevista e acelerada é assumida como marca distintiva deste século. É usada repetidamente como justificação para reivindicar a transformação da escola de forma a acompanhar os avanços globais. Afirma-se que os alunos do presente, distintos dos do passado, aprendem de modo diferente e têm outros interesses. Graças a novos e sofisticados meios informáticos, dispõem, em qualquer lugar e hora, da informação de que precisam para aprender ao seu ritmo. O presente estudo, partindo de uma revisão de literatura de caráter exploratório, incide sobre uma análise de conteúdo de um corpus documental da especialidade, em particular a partir da década de 1960 até à atualidade, entrecruzada com a análise da narrativa política da designada “educação do futuro”, explícita em orientações supranacionais e normativo-legais nacionais. Nesta comunicação, faremos uma retrospetiva das funções docentes para melhor explicarmos as que lhes estão reservadas na conjuntura atual. Transformado em “meio”, o professor despertará potencialidades dos alunos e guiará/facilitará a sua concretização, com vista ao “bem-estar” individual e coletivo. Por inerência, transforma-se a sua relação com o conhecimento e com os alunos, bem como a sua identidade profissional. Vê-se necessário indagar implicações deste cenário – que parecendo consensual, está longe de o ser – num ofício declarado, paradoxalmente, de crucial importância na formação das novas gerações, que pode estar comprometida.
Description: Resumo de comunicação
URI: https://hdl.handle.net/10316/113615
ISBN: 978-989-9145-04-7
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Resumos-EIPE-2023-V2res.pdf244.31 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.