Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/113615
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Delgado, Cátia | - |
dc.contributor.author | Damião, Maria Helena | - |
dc.contributor.author | Martins, Isaltina | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T10:14:17Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T10:14:17Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-9145-04-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/113615 | - |
dc.description | Resumo de comunicação | pt |
dc.description.abstract | A mudança imprevista e acelerada é assumida como marca distintiva deste século. É usada repetidamente como justificação para reivindicar a transformação da escola de forma a acompanhar os avanços globais. Afirma-se que os alunos do presente, distintos dos do passado, aprendem de modo diferente e têm outros interesses. Graças a novos e sofisticados meios informáticos, dispõem, em qualquer lugar e hora, da informação de que precisam para aprender ao seu ritmo. O presente estudo, partindo de uma revisão de literatura de caráter exploratório, incide sobre uma análise de conteúdo de um corpus documental da especialidade, em particular a partir da década de 1960 até à atualidade, entrecruzada com a análise da narrativa política da designada “educação do futuro”, explícita em orientações supranacionais e normativo-legais nacionais. Nesta comunicação, faremos uma retrospetiva das funções docentes para melhor explicarmos as que lhes estão reservadas na conjuntura atual. Transformado em “meio”, o professor despertará potencialidades dos alunos e guiará/facilitará a sua concretização, com vista ao “bem-estar” individual e coletivo. Por inerência, transforma-se a sua relação com o conhecimento e com os alunos, bem como a sua identidade profissional. Vê-se necessário indagar implicações deste cenário – que parecendo consensual, está longe de o ser – num ofício declarado, paradoxalmente, de crucial importância na formação das novas gerações, que pode estar comprometida. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Papel do professor | pt |
dc.subject | Transformação do ensino | pt |
dc.subject | Educação do futuro | pt |
dc.subject | Globalização da educação. | pt |
dc.title | Ser professor no século XXI: um ofício em transformação? | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
degois.publication.title | Livro de resumos - VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2023-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | conferenceObject | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Resumos-EIPE-2023-V2res.pdf | 244.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.