Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113598
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.contributor.authorDelgado, Cátia Patrícia Nunes-
dc.date.accessioned2024-02-22T14:49:24Z-
dc.date.available2024-02-22T14:49:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.issn2358-4319pt
dc.identifier.issn1677-6097pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113598-
dc.description.abstractEste artigo incide no rumo que, em Portugal, tem sido conferido à formação contínua de professores. Na letra da lei, sobressai o desempenho docente como seu objeto privilegiado, opção compatível com princípios da reforma global da educação escolar, que o país tem acolhido. Realizado umlevantamento da oferta disponível, junto da principal entidade formadora, confirma-se isso mesmo. Questionando-se a prevalência do conceito de desempenho docente e das práticas de ensino que desencadeia, afirma-se a necessidade de fazer valer o conceito de ação docente como orientador da formação. De facto, a ação, por ser informada, crítica e deliberada, constitui a melhor expressão da autonomia profissional.pt
dc.description.abstractThis article focuses on the direction that, in Portugal, has been given to the continuous teacher training. In the letter of the law, teaching performance stands out as its privileged object, an option compatible with the principles of the global reform of school education, which the country has welcomed. A survey of the available supply, with the main training entity, confirms this. Questioning the prevalence of the concept of teaching performance and the teaching practices it triggers, the need to assert the concept of teaching action to guide training is affirmed. In fact, action, being informed, critical and deliberate, is the best expression of professional autonomy.pt
dc.description.abstractEste artículo se centra en la orientación que, en Portugal, se ha dado a la formación continua del profesorado. En la letra de la ley destaca como objeto privilegiado el rendimiento escolar, opción compatible con los principios de la reforma global de la enseñanza escolar, que el país ha acogido favorablemente. Un estudio de la oferta disponible, con la principal entidad de formación, lo confirma. Al cuestionar la prevalencia del concepto de actuación docente y las prácticas pedagógicas que desencadena, se declara la necesidad de afirmar el concepto de acción docente para orientar la formación. De hecho, la acción, informada, crítica y deliberada, es la mejor expresión de la autonomía.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectautonomia docentept
dc.subjectformação contínua de professorespt
dc.subjectdesempenho docentept
dc.subjectação docentept
dc.subjectpolítica supranacionalpt
dc.titleDo desempenho à ação profissional: sobre o rumo da formação contínua de professores em Portugalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage20pt
degois.publication.lastPage43pt
degois.publication.issue3pt
degois.publication.titleRevista Educação e Emancipaçãopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.18764/2358-4319v15n3.2022.29pt
degois.publication.volume15pt
dc.date.embargo2022-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
20555-Texto do artigo-62289-2-10-20221230.pdf798.57 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons