Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113596
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDamião, Maria Helena-
dc.contributor.authorDelgado, Cátia-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Augusta-
dc.date.accessioned2024-02-22T14:36:15Z-
dc.date.available2024-02-22T14:36:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113596-
dc.description.abstractPara enfrentar problemas que afetam o mundo, a OECD e a UNESCO advogam a urgên- cia de se procurarem, na educação, respostas concretas capazes de os superar e, assim, poder alcançar-se o “bem-estar”, o “bem comum”. Nesse sentido, partindo do Objetivo 4 (“Edu- cação de qualidade”) da Agenda da Organização das Nações Unidas de 2015, têm produzido recomendações que os países podem implementar nos seus sistemas educativos e formativos. Ambas colocam a tónica na “mudança” ou “transformação” da escolaridade nas próximas déca- das como forma de assegurar o “futuro” ou “futuros” da humanidade. Entre as múltiplas frentes que essa “mudança” ou “transformação” prevê, inclui-se a relação entre professor e alunos. Este artigo incide nos modos como esta relação é delineada pelas referidas organizações, tendo em vista o envolvimento na aprendizagem, focando a reorganização do ensino e da formação que, para tal, se requer.pt
dc.description.abstractTo face problems affecting the world, OECD and UNESCO advocate the urgency of seeking within education for concrete answers, capable of overcoming them and achieving the “well-being”, the “common good”. In this sense, based on Goal 4 (“Quality of Education”) of the United Nations Agenda 2015, they produced recommendations that countries can imple- ment in their education and training systems. Both organizations emphasize the “change” or “transformation” of schooling in the coming decades as a way of securing the “future” or “futu- res” of humanity. Among the multiple aspects that this “change” or “transformation” foresees is the relationship between teacher and students. This article focuses on the ways in which this relationship is outlined in these contexts, taking into account the involvement in learning and the reorganization of teaching and training that is required.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjecteducação do futuropt
dc.subjectenvolvimento dos alunospt
dc.subjectrelação professor-alunospt
dc.subjectformação de professorespt
dc.titleTransformar a relação professor-alunos? Uma leitura de recomendações supranacionaispt
dc.typearticlept
degois.publication.locationEdiciones de la Universidad de Castilla-La Manchapt
degois.publication.titleEngagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicaspt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.18239/jornadas_2023.41.00-
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
9788490445815hgjhg.pdf267.44 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons