Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/113315
Título: | Entre passado e presente: A memória da escola do tempo do Estado Novo em Portugal. | Autor: | Pinto, Rooney Figueiredo Ferreira, António Gomes Mota, Luís |
Palavras-chave: | Memória da escola; perspetiva sociodinâmica da memória; Recordações das práticas educativas; Estado Novo. | Data: | 2018 | Editora: | FahrenHouse | Título da revista, periódico, livro ou evento: | La Práctica Educativa. Historia, Memoria y Patrimonio | Local de edição ou do evento: | Salamanca | Resumo: | Partindo de uma perspetiva sociodinâmica da memória, onde a recordação depende tanto do momento passado como do presente, e apoiado nos trabalhos de Halbwachs (1994), Changeux & Ricoeur (2001), Bergson (2012), Le Goff (2000), Michel (2016), Baddeley, Anderson, & Eysenck (2011) entre outros, este trabalho propõe reflexões em torno das seguintes perguntas: Que recordações das práticas educativas emergem quando evocamos a memória da escola do tempo do Estado Novo? Como são recordadas e que significados lhe são atribuídas? Qual o seu contributo para uma melhor compreensão da memória social da escola? Adotamos uma metodologia qualitativa no tratamento dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas aplicadas em 2017, utilizando um dos casos para análise neste trabalho. Através das narrativas foi possível verificar que o regime se revela na sala de aula, materiais, conceção de autoridade, castigos e relação entre alunos e docentes. As memórias combinam história social dos alunos, professoras e os desafios físicos e económicos. As narrativas destacam a criatividade nas práticas pedagógicas para superar as dificuldades. Os significados atribuídos às recordações revelam uma perceção sociodinâmica dos eventos biográficos, contribuindo para uma melhor compreensão da memória social da infância, da família e da escola. Concluímos que a memória da escola do tempo do Estado Novo permite-nos compor um imaginário que dialoga entre o passado e o presente, além de expor as transformações sociais da escola nas últimas décadas em Portugal | Descrição: | VIII Jornadas científicas de la SEPHE – I Congresso Nazionale della SIPSE | URI: | https://hdl.handle.net/10316/113315 | ISBN: | 978-84-948270-6-8 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
33-3-91-1-10-201811171.pdf | 310 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
79
Visto em 5/nov/2024
Downloads
149
Visto em 5/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.