Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/113315
Title: | Entre passado e presente: A memória da escola do tempo do Estado Novo em Portugal. | Authors: | Pinto, Rooney Figueiredo Ferreira, António Gomes Mota, Luís |
Keywords: | Memória da escola; perspetiva sociodinâmica da memória; Recordações das práticas educativas; Estado Novo. | Issue Date: | 2018 | Publisher: | FahrenHouse | Serial title, monograph or event: | La Práctica Educativa. Historia, Memoria y Patrimonio | Place of publication or event: | Salamanca | Abstract: | Partindo de uma perspetiva sociodinâmica da memória, onde a recordação depende tanto do momento passado como do presente, e apoiado nos trabalhos de Halbwachs (1994), Changeux & Ricoeur (2001), Bergson (2012), Le Goff (2000), Michel (2016), Baddeley, Anderson, & Eysenck (2011) entre outros, este trabalho propõe reflexões em torno das seguintes perguntas: Que recordações das práticas educativas emergem quando evocamos a memória da escola do tempo do Estado Novo? Como são recordadas e que significados lhe são atribuídas? Qual o seu contributo para uma melhor compreensão da memória social da escola? Adotamos uma metodologia qualitativa no tratamento dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas aplicadas em 2017, utilizando um dos casos para análise neste trabalho. Através das narrativas foi possível verificar que o regime se revela na sala de aula, materiais, conceção de autoridade, castigos e relação entre alunos e docentes. As memórias combinam história social dos alunos, professoras e os desafios físicos e económicos. As narrativas destacam a criatividade nas práticas pedagógicas para superar as dificuldades. Os significados atribuídos às recordações revelam uma perceção sociodinâmica dos eventos biográficos, contribuindo para uma melhor compreensão da memória social da infância, da família e da escola. Concluímos que a memória da escola do tempo do Estado Novo permite-nos compor um imaginário que dialoga entre o passado e o presente, além de expor as transformações sociais da escola nas últimas décadas em Portugal | Description: | VIII Jornadas científicas de la SEPHE – I Congresso Nazionale della SIPSE | URI: | https://hdl.handle.net/10316/113315 | ISBN: | 978-84-948270-6-8 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
33-3-91-1-10-201811171.pdf | 310 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.