Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113056
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dc.contributor.advisorCruz, Luís Alberto da Silva-
dc.contributor.advisorVicari, Matheus Boni-
dc.contributor.authorRuivo, João Francisco Fernandes Pereira-
dc.date.accessioned2024-02-05T23:01:29Z-
dc.date.available2024-02-05T23:01:29Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113056-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractDeep Learning (DL) has been used for sports video understanding, and the developed models for group activity recognition that can be used in volleyball scenarios are constantly improving with new proposals. With all the already available models, we select the ones that are accurate but also easy to deploy in a real scenario, and analyze and test them in the benchmark dataset Volleyball Dataset (VD), as well as in new data, with annotations obtained with DL in an unsupervised manner. These annotations are important to have a truly automatic method for video analysis, thus, we also study and test the best ways to detect the players and the ball in a volleyball scenario, track them over the time frame and detect their keypoints (or joints). These three previous tasks generate necessary data for the activity and action classification models. We then feed the detections to the classification models in order to classify unannotated videos, which is the goal of any application that uses machine learning for sports analysis and understanding. From all the tested models, the keypoint modality is the most successful with an accuracy of 95.00% in the VD, but with an accuracy of 63.33% while running inference on unsupervisedly annotated data. We observe that object detections can be challenging for the volleyball scenario, with player detection achieving an F1-Score of 75%. In conclusion, action and activity classification on unannotated videos can be performed, although not with the same accuracy that is observed and reported in benchmark conditions, where the players' bounding boxes are manually annotated.eng
dc.description.abstractA Aprendizagem Profunda (DL) tem sido recorrentemente utilizada na análise de vídeos desportivos, e os modelos desenvolvidos para o reconhecimento de atividades em grupo que podem ser usados em cenários de voleibol estão constantemente a melhorar, com novas propostas. De todos os modelos já disponíveis, selecionamos aqueles que têm maior precisão, tendo também em conta a facilidade de implementação num cenário real, analisando-os e testando-os no dataset de referência Volleyball Dataset (VD), bem como em novos dados, com anotações obtidas através de DL de forma não supervisionada. Estas anotações são importantes para haver um método verdadeiramente automático para a análise de vídeos. Por isso, também estudamos e testamos as melhores formas de detetar os jogadores e a bola num cenário de voleibol, acompanhá-los ao longo do tempo (tracking) e detetar os seus keypoints (ou articulações). Estas três tarefas geram dados necessários para os modelos de classificação de atividades e ações. Em seguida, usamos as deteções obtidas nos modelos de classificação para classificar vídeos não anotados, que será o objetivo de qualquer aplicação que utilize métodos automáticos para análise e compreensão de situações em vídeo de desporto. De todos os modelos testados, a modalidade de keypoints é a mais bem-sucedida, com uma accuracy de 95,00% no VD, mas com uma accuracy de 63,33% quando aplicado em dados anotados de forma não supervisionada. Observamos que as deteções de objetos podem ser desafiantes para o cenário de voleibol, com a deteção de jogadores a atingir um F1-Score de 75%. Em conclusão, a classificação de ações e atividades em vídeos não anotados pode ser realizada, embora não com a mesma precisão observada e relatada em condições de referência, onde as bounding boxes dos jogadores são anotadas manualmente.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectGroup Activity Recognitioneng
dc.subjectHuman Action Recognitioneng
dc.subjectObject Detectioneng
dc.subjectObject Trackingeng
dc.subjectKeypoint Detectioneng
dc.subjectReconhecimento de Actividade em Grupopor
dc.subjectReconhecimento de Ações Humanaspor
dc.subjectDeteção de Objetospor
dc.subjectSeguimento de Objetospor
dc.subjectDeteção de Keypointspor
dc.titleVolleyball Action and Activity Recognitioneng
dc.title.alternativeReconhecimento de Ações e Atividade em Voleibolpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleVolleyball Action and Activity Recognitioneng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203393422-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRuivo, João Francisco Fernandes Pereira::0009-0001-5679-2452-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriGonçalves, Nuno Miguel Mendonça da Silva-
uc.degree.elementojuriBatista, Jorge Manuel Moreira de Campos Pereira-
uc.degree.elementojuriCruz, Luís Alberto da Silva-
uc.contributor.advisorCruz, Luís Alberto da Silva::0000-0003-1141-4404-
uc.contributor.advisorVicari, Matheus Boni-
item.languageiso639-1en-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
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