Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113034
Título: Educação ao longo da vida e edificação da sociedade do conhecimento: O caso das “Lojas de Saber
Autor: Oliveira, Albertina Lima 
Lima, Margarida Pedroso 
Lima, J J Pedroso
Palavras-chave: Educação ao longo da vida; reforma; sociedade do conhecimento
Data: 2021
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Intervenções e mediações com idosos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente capítulo apresenta as Lojas de Saber, enquanto projeto contextualizado na educação ao longo da vida, destinado a proporcionar oportunidades educativas às pessoas de todas as gerações, a partir dos valiosos saberes de quem se encontra na situação de reformado/a e se revê na missão de educar. Após uma breve análise crítica das forças dominantes na sociedade atual, de pendor neoliberal, os autores centram-se no contributo das Lojas de Saber para a edificação da sociedade do conhecimento, passando pela necessidade de mobilizar os importantes conhecimentos que as pessoas reformadas desenvolveram nas suas vidas profissionais ao longo de décadas de investimento.Tal contributo acentua a necessidade de se diversificarem as respostas educativas/ formativas e de se promover a igualdade de oportunidades e de acesso à educação, de lutar contra o idadismo bem como de desenvolver a autonomia e empowerment de todos os cidadãos/ãs em todos os espaços e tempos da vida.
This chapter presents Lojas de Saber as a project contextualized in lifelong education, designed to provide educational opportunities to people of all generations, based on the valuable knowledge of those who are in the situation of retired and that without payment participate in the mission of the formation of people and communities. After a brief critical analysis of the dominant forces in today’s neo-liberal society, the authors focus on the contribution of the Lojas de Saber to the building of the society of knowledge, by mobilizing the important knowledge that the retired people have developed in their professional lives and accumulated over decades of investment. Such a contribution accentuates the need to diversify educational / training responses and to promote equal opportunities and access to education, to fight against discrimination against older people and to develop the autonomy and empowerment of all citizens in all spaces and times of life.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113034
ISBN: 978-989-26-1787-9
978-989-26-1788-6
DOI: 10.14195/978-989-26-1788-6_8
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
cap Livro_Albertina Oliveira_Lojas de saber_IUC_2021.pdf2.66 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

14
Visto em 8/mai/2024

Downloads

1
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.