Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112973
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dc.contributor.advisorKumar, Rahul Mahendra-
dc.contributor.authorAubry, Isabel Coelho de Moura-
dc.date.accessioned2024-02-04T23:00:42Z-
dc.date.available2024-02-04T23:00:42Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2024-02-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112973-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Sociologia apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractOver the last four decades, Portugal has seen an intense process of political and economic transformation, characterized by the alteration of the logic of State action in practically all domains of society, consolidating a governance model that we could classify as neoliberal and which has been fuelled by a rhetoric of modernisation since the country joined the EEC (1986). While this was happening at national level, at local level, in the Coimbra region, an innovative mobility project was born in 1992 - the Metro Mondego (MM) - which sought to connect the municipalities of Lousã and Miranda do Corvo to Coimbra but also, via a second line, to create a new type of mobility in the heart of the city, promising to generate a wider process of urban regeneration and socio-economic dynamisation. This project, which is still in the process of being conceived, is extremely important because, due to its time span (1992 to the present day), it accompanies the institutionalization process of the new neoliberal governance model, operationalising the main transformations that have taken place in terms of decentralized local power and new urban management logics. For the same reason, this dissertation is based on the MM in order to expand the field of studies on neoliberalism in Portugal, seeking to link, through the case study, the main transformations that have taken place since the institutionalization of this model of governmentality at a macro, meso and micro level. _________________________eng
dc.description.abstractNos últimas quatro décadas, Portugal assistiu a um intenso processo de transformação político-económico, caracterizado pela alteração das lógicas de atuação do Estado em praticamente todos os domínios da sociedade, consolidando um modelo de governação que poderemos classificar como neoliberal que irá ser alimentado por uma retórica de modernização no país desde a sua entrada na CEE (1986). Enquanto isso acontece no plano nacional, no plano local, na região de Coimbra nasce em 1992 um projeto de mobilidade inovador - o Metro Mondego (MM) - que procura conectar os municípios de Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra mas igualmente, através de uma segunda linha, criar um novo tipo de mobilidade no coração da cidade prometendo engendrar um processo mais vasto de requalificação urbana e dinamização socioeconómica. Este projeto, até aos dias de hoje em processo de concepção, revela-se de extrema relevância por acompanhar, devido à sua extensão temporal (1992 - até hoje), o processo de institucionalização do novo modelo de governação neoliberal, operacionalizando as principais transformações que se deram em termos de atuação do poder local descentralizado e das novas lógicas de gestão urbana. Por esse mesmo motivo, esta dissertação parte do MM para expandir o campo de estudos sobre o neoliberalismo em Portugal, procurando interligar, através do caso de estudo, as principais transformações que ocorreram a partir da institucionalização deste modelo de governamentalidade a nível macro, meso e micro.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectneoliberalismeng
dc.subjectmetro mondegoeng
dc.subjectlocal governmenteng
dc.subjecturban governanceeng
dc.subjectneoliberalismopor
dc.subjectmetro mondegopor
dc.subjectpoder localpor
dc.subjectgovernaçãopor
dc.titleA caminho do progresso Problematização de um projeto modernizador: o caso do Metro Mondegopor
dc.title.alternativeThe way of progress Problematization of a modernizing project: the case of Metro Mondegoeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade Economia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA caminho do progresso Problematização de um projeto modernizador: o caso do Metro Mondegopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203510917-
thesis.degree.disciplineSociologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Sociologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAubry, Isabel Coelho de Moura::0009-0003-2986-7409-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMonteiro, Rosa Filomena Brás Lopes-
uc.degree.elementojuriRodrigues, João Pedro Amaral Cabouco-
uc.degree.elementojuriKumar, Rahul Mahendra-
uc.contributor.advisorKumar, Rahul Mahendra-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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