Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112963
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDimas, Isabel Cristina Dórdio-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Raquel de Sousa e Santos-
dc.date.accessioned2024-02-04T23:00:31Z-
dc.date.available2024-02-04T23:00:31Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.date.submitted2024-02-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112963-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Em Gestão apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO teletrabalho tem sido um dos temas de investigação em destaque, principalmente devido ao crescimento que esta forma de trabalho teve em consequência da pandemia COVID-19.Este estudo pretende analisar a perceção relativa ao impacto do teletrabalho ao nível da conciliação com a vida profissional e a vida pessoal e familiar, ao nível do bem-estar, no desempenho individual e de equipa, no funcionamento do grupo de trabalho e na comunicação.Para esse efeito realizou-se um estudo de caso numa instituição pública de ensino superior, aplicando uma metodologia qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas a colaboradores que realizam teletrabalho pelo menos um dia por semana e a líderes de equipas que incluem trabalhadores neste regime, por forma a aceder à perspetiva quer dos teletrabalhadores quer dos seus líderes. Este estudo concluiu que o teletrabalho tem um impacto positivo ao nível da conciliação com a vida profissional e a vida pessoal e familiar e resulta num aumento do bem-estar e do desempenho. O teletrabalho pode ter algum impacto negativo na relação com os colegas e entre os membros da equipa, embora esta não seja uma opinião maioritária dos entrevistados deste estudo. Não foi encontrada uma opinião clara dos entrevistados sobre o impacto do teletrabalho na comunicação, enquanto alguns inquiridos referem que não houve impacto, outros referiram tanto impacto positivo, como negativo. Neste estudo também verificámos que as opiniões de colaboradores e líderes não divergiram muito nas várias dimensões exploradasAs conclusões do nosso estudo permitem repensar as políticas públicas sobre o teletrabalho, pois este modo de trabalho trouxe vantagens tanto para colaboradores como para a organização. A cultura organizacional tradicional da administração pública terá necessidade de se ajustar, havendo necessidade que os líderes adquiram novas competências de forma a conseguirem gerir da melhor forma uma equipa em trabalho híbrido.por
dc.description.abstractTeleworking has been one of the featured research topics, mainly due to the growth that this form of work has had as a result of the COVID-19 pandemic.This study aims to analyse the perception of the impact of teleworking on work-life balance, on well-being, as well as on individual and team performance, on work group functioning and on communication.For this purpose, a case study was carried out in a public university institution, applying a qualitative methodology. Semi-structured interviews were conducted with employees that work remotely at least one day a week and leaders that have in their teams people working remotely, in order to access the perspective of both teleworkers and their leaders.This study concluded that teleworking has a positive impact on work-life balance and results in increased well-being and performance. Telework can have a negative impact on the relationship with colleagues and between team members, although this is not the opinion of the majority of respondents in this study. There was no clear opinion from the interviewees about the impact of telework on communication, while some respondents stated that there was no impact, others mentioned both a positive and a negative impact. In this study we also found that the opinions of employees and leaders did not differ much.The conclusions of our study allow us to rethink public policies on telework, since this way of working has brought advantages both to employees and to the organization. The traditional organizational culture of public administration will need to adjust, and there is a need for leaders to acquire new skills in order to be able to better manage a team in hybrid work.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTeletrabalhopor
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectConciliação Trabalho-Famíliapor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectTeleworkingeng
dc.subjectpublic administrationeng
dc.subjectwork-life balanceeng
dc.subjectwell-beingeng
dc.subjectperformanceeng
dc.titleTeletrabalho: Ameaça ou Oportunidade? - Estudo de Caso sobre o Impacto do Teletrabalho numa Instituição de Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeTeleworking: Threat or Opportunity? - Case Study on the Impact of Telework in a Higher Education Institutioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFEUC - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleTeletrabalho: Ameaça ou Oportunidade? - Estudo de Caso sobre o Impacto do Teletrabalho numa Instituição de Ensino Superiorpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203510828-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Ana Raquel de Sousa e Santos::0009-0008-1841-0303-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriGarrido, Susana Maria Palavra-
uc.degree.elementojuriDimas, Isabel Cristina Dórdio-
uc.degree.elementojuriSá, Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e-
uc.contributor.advisorDimas, Isabel Cristina Dórdio::0000-0003-4481-2644-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons