Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112956
Title: O Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo
Other Titles: Digital Marketing and Content Marketing
Authors: Carvalho, Beatriz Clemêncio de
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: BRIGHT; Content Marketing; Digital Marketing; Marketing; BRIGHT; Marketing; Marketing de Conteúdo; Marketing Digital
Issue Date: 27-Sep-2023
Serial title, monograph or event: O Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo
Place of publication or event: BRIGHT- Beyond Research and Information Graphics for Health and Technology
Abstract: Hoje em dia, a internet é um instrumento imprescindível no nosso quotidiano, fornecendo um elevado número de materiais utilizados em organizações de forma a atrair consumidores. A presença digital de uma empresa é essencial para a comunicação e partilha de marcas. O âmbito do marketing engloba, não apenas o processo de venda e promoção de produtos, mas também todas as etapas de pesquisa, planeamento e estratégias de posicionamento no mercado. Isso envolve a ligação da empresa aos seus clientes e ao mercado de forma a gerar lucro. Na atualidade, a tecnologia evolui rapidamente, com as redes sociais a tornarem-se fundamentais a todas as pessoas. Para o Marketing Digital é importante que as organizações acompanhem o comportamento do consumidor, acompanhando este, desta forma, as novidades. De salientar que as redes sociais oferecem uma comunicação direta com o público estabelecendo assim uma relação próxima com os seus consumidores.Uma vez que o Marketing Digital requer que exista Marketing de Conteúdo, o grau de sucesso da comunicação online da empresa depende, em parte, da qualidade do seu Marketing de Conteúdo. Como tal, para além de promoverem de deverem promover um Marketing de Conteúdo de elevada qualidade, os marketeers devem analisar o seu público-alvo para adaptarem os seus conteúdos e escolherem a melhor forma de os promover. Neste trabalho define-se o conceito de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo, bem como a sua importância dentro das políticas do marketing e a diferença entre eles.Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Estágio Curricular desempenhado entre setembro de 2022 a janeiro de 2023, na empresa BRIGHT, integrado no Mestrado de Marketing na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Procurou-se desenvolver uma nova estratégia de comunicação na área da saúde e, com essa ferramenta, desenvolver competências de comunicação, de atividade de new business development e de marketing one-to-one, em segmentos de mercado estratégicos para a empresa. Os processos supramencionados foram elaborados durante os quatro meses de estágio curricular.Ao longo deste relatório procura expor-se a importância do Marketing Digital nas empresas de modo a que sejam satisfeitas as necessidades dos seus consumidores através dos seus produtos ou serviços utilizando as redes sociais e o meio online, permitindo assim criar uma relação com os possíveis clientes e a aproximação com os atuais clientes.
Nowadays, the internet is an essential tool in our daily lives, providing a large number of materials used by organisations to attract consumers. A company's digital presence is essential for communication and brand sharing. The area of marketing encompasses, not only the process of selling and promoting products, but also all the stages of research, planning and market positioning strategies. It involves connecting the company to its customers and the market in order to generate profit. Nowadays, technology is evolving rapidly, with social networks becoming essential for everyone. For digital marketing, it's important for organisations to keep up with consumer behaviour, thus keeping up with what's new. It should be emphasised that social networks offer direct communication with the public, thus establishing a close relationship with consumers.Since Digital Marketing requires Content Marketing, the degree of success of a company's online communication depends, in part, on the quality of its Content Marketing. As such, in addition to promoting high-quality Content Marketing, marketers must analyse their target audience in order to adapt their content and choose the best way to promote it. This work defines the concept of Digital Marketing and Content Marketing, as well as their importance within marketing policies and the difference between them.This work was developed as part of the Curricular Internship carried out between September 2022 and January 2023, at the company BRIGHT, as part of the Master's Degree in Marketing at the Faculty of Economics of the University of Coimbra. The aim was to develop a new communication strategy in the health sector and, with this tool, to develop communication skills, new business development activities and one-to-one marketing in strategic market segments for the company. The above-mentioned processes were developed during the four months of the internship.This report seeks to explain the importance of Digital Marketing for companies in order to fulfil the needs of their consumers through their products or services using social networks and the online environment, thus creating a relationship with potential customers and bringing current customers closer together.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/112956
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

49
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons