Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112828
Title: Relatório de Estágio. Mestrado em Análises Clínicas
Other Titles: Internship report Master's in Clinical Analysis
Authors: Silva, Mariana Vitor
Orientador: Sousa, Maria do Céu Rodrigues de
Ferreira, Paulo Fernando Ponte
Keywords: Clinical Analysis; Health; Internship; Clinical Biochemistry; Microbiology; Análises Clínicas; Saúde; Estágio; Bioquímica Clínica; Microbiologia
Issue Date: 10-Oct-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio. Mestrado em Análises Clínicas
Place of publication or event: FAculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Laboratório de Análises Clínicas Labovedras (Trevi)
Abstract: O presente relatório pretende descrever todas as atividades laboratoriais realizadas durante o estágio curricular no âmbito do Mestrado em Análises Clínicas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado no laboratório de Análises Clínicas Labovedras (Trevi), localizado em Torres Vedras, e teve duração de seis meses, de janeiro a junho de 2023.Ao longo desta experiência de estágio, acompanhei diariamente a realização do controlo de qualidade, a verificação da conformidade das amostras, a execução de técnicas laboratoriais e o manuseamento de equipamentos automatizados, desenvolvendo espírito crítico na interpretação dos resultados laboratoriais. Para além disso, participei de forma ativa na receção do utente e no processo de colheita de amostras biológicas. Apesar de ter participado e contactado com as várias áreas das Análises Clínicas, nomeadamente a Microbiologia, a Bioquímica Clínica, a Imunologia, a Hematologia, a Endocrinologia e a Biologia Molecular, o presente relatório irá abordar em particular as áreas de Bioquímica Clínica e Microbiologia.As Análises Clínicas contribuem para o bem-estar e saúde dos utentes através do fornecimento de informação e resultados analíticos de confiança, que auxiliem o médico no diagnóstico clínico. As atividades de um laboratório de Análises Clínicas são diversificadas e sujeitas à implementação de um conjunto de regras precisas e exatas, de modo a garantir a qualidade dos resultados analíticos. O Mestrado em Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, oferece formação multidisciplinar das diversas valências que compõem um laboratório de Análises Clínicas e a solidificação de conteúdo científico através da elaboração da realização de um estágio curricular profissionalizante. O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades laboratoriais exercidas no laboratório de Análises Clínicas Labovedras (Trevi), em Torres Vedras, realizadas de janeiro a junho de 2023. As áreas da Bioquímica Clínica e Microbiologia serão abordadas de uma forma mais detalhada, enquanto a Imunologia e a Hematologia serão abordadas de forma mais sucinta.
This report aims to describe all laboratory activities carried out during the curricular internship within the scope of the Master´s Degree in Clinical Analysis, by the Faculty of Pharmacy of the University of Coimbra. The curricular internship was carried out at the Labovedras Clinical Analysis laboratory (Trevi), in Torres Vedras, and lasted six months, from january to june of 2023.Throughout this internship experience, I monitored daily the execution of quality control, the verification of sample compliance, the techniques performed and the handling of automated equipment, developing a critical spirit in the interpretation of laboratory results. Furthermore, I actively participated in the costumer reception and in the process of collecting biological samples.Despite having participated and contacted the various areas of Clinical Analysis, namely the Microbiology, the Clinical Biochemistry, the Immunology, the Hematology and the Molecular Biology, this report will address in particular the areas of Clinical Biochemistry and Microbiology.As Análises Clínicas contribuem para o bem-estar e saúde dos utentes através do fornecimento de informação e resultados analíticos de confiança, que auxiliem o médico no diagnóstico clínico. As atividades de um laboratório de Análises Clínicas são diversificadas e sujeitas à implementação de um conjunto de regras precisas e exatas, de modo a garantir a qualidade dos resultados analíticos.O Mestrado em Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, oferece formação multidisciplinar das diversas valências que compõem um laboratório de Análises Clínicas e a solidificação de conteúdo científico através da elaboração da realização de um estágio curricular profissionalizante. O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades laboratoriais exercidas no laboratório de Análises Clínicas Labovedras (Trevi), em Torres Vedras, realizadas de janeiro a junho de 2023. As áreas da Bioquímica Clínica e Microbiologia serão abordadas de uma forma mais detalhada, enquanto a Imunologia e a Hematologia serão abordadas de forma mais sucinta.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Análises Clínicas apresentado à Faculdade de Farmácia
URI: https://hdl.handle.net/10316/112828
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

10
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons