Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112661
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dc.contributor.advisorDonato, António Augusto Miranda Lemos Romão-
dc.contributor.advisorPedreiro, Glenn Jérémy F.-
dc.contributor.advisorPalma, Sandra Colaço-
dc.contributor.authorBandeira, Maria Francisca Marques-
dc.date.accessioned2024-02-02T23:00:33Z-
dc.date.available2024-02-02T23:00:33Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.date.submitted2024-02-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112661-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia-
dc.description.abstractIniciei a etapa final do plano curricular com um estágio na Indústria Farmacêutica nos Laboratórios Expanscience, no departamento de Assuntos Regulamentares, Formação e Marketing, pude aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Os Laboratórios Expanscience são uma empresa familiar independente que se dedica à inovação e desenvolvimento de produtos para o bem-estar de bebés, crianças, pessoas com artrose e idosos. Com uma abordagem centrada na saúde natural e na responsabilidade social, os Laboratórios Expanscience priorizam práticas sustentáveis e promovem uma economia circular. Durante aproximadamente três meses, tive a oportunidade de contribuir para a missão da empresa, auxiliando no cumprimento dos requisitos regulatórios, participando em atividades de formação e marketing. O presente relatório contempla ainda uma reflexão criteriosa do estágio curricular nos Laboratórios Expanscience. Este balanço será apresentado sob a forma de uma análise SWOT, ou seja, uma avaliação a nível externo, destacando as Oportunidades e Ameaças , e uma avaliação anível interno, especificando os Pontos Fortes e Pontos Fracos comque me confrontei no decorrer do meu estágio em Indústria Farmacêutica nos Laboratórios Expanscience. O estágio proporcionou-me uma valiosa experiência profissional e aprofundou as minhas competências nas áreas de interesse. Nos meses seguintes realizei o meu estágio em Farmácia Comunitária na Farmácia Reis Barata Lisboa, onde pude vivenciar a prática da profissão farmacêutica no contexto anteriormente mencionado. Sob a orientação do Dr. Glenn Pedreiro e com a contribuição de toda a equipa técnica, tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e desenvolver novas competências. A Farmácia Reis Barata Lisboa, integrada no Grupo Farmácias Reis Barata, destaca-se pelo seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos utentes, proporcionando um serviço de qualidade e uma ampla disponibilidade horária. Durante o estágio, pude interagir com os utentes, gerir e otimizar a terapêutica, realizar serviços farmacêuticos e contribuir para a promoção da saúde pública. Através da análise SWOT realizada no presente relatório, foram identificados Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças relacionadas com a Farmácia Comunitária e o contexto em que a Farmácia Reis Barata Lisboa se insere. Esse estágio proporcionou-me uma experiência enriquecedora e consolidou a minha formação enquanto futuro profissional farmacêutico. Atinente à monografia intitulada "Current and Future Perspective of Artificial Intelligence in the Pharmaceutical World: Its Expression in Pharmaceutical Marketing", o resumo deste trabalho é o seguinte: A Inteligência Artificial permite a conceção de mensagens personalizadas, a análise de grandesconjuntos de dados e a identificação de doentes alvo, facilitando um marketing farmacêuticoeficiente, que passa pela valorização da cadeia de desenvolvimento e abastecimento, bem comopela maximização do retorno do investimento das indústrias farmacêuticas. A noção de“Marketing 5.0” enfatiza a tecnologia para a humanidade, realçando, como ponto-chave, aconstrução de relações com os clientes através da aplicação da tecnologia capaz de imitar ocomportamento humano. Adicionalmente, é notória a aplicação da Inteligência Artificial naindústria cosmética e da beleza, favorecendo experiências personalizadas aos clientes eauxiliando na deteção de afeções dermatológicas. Contudo, é imprescindível abordar osdesafios adjacentes, nomeadamente a transparência dos algoritmos, os custos deimplementação e as reflexões éticas.Este trabalho pretende explanar as várias aplicações, benefícios e desafios associados àInteligência Artificial na indústria farmacêutica, a sua representação no marketing farmacêuticoe o seu potencial para revolucionar a indústria cosmética. Com efeito, emergindo de formainquestionável a pertinência do recurso às tecnologias avançadas pelas empresas,concomitantemente, estas deverão assegurar as responsabilidades éticas e morais adjacentesà aplicação da Inteligência Artificial para que o benefício do seu potencial se concretize.por
dc.description.abstractI started the final stage of the curricular plan with an internship in the Pharmaceutical Industry at Laboratoires Expanscience, in the Regulatory Affairs, Training, and Marketing department, where I was able to apply the knowledge acquired throughout my academic career in the Integrated Master in Pharmaceutical Sciences. Laboratoires Expanscience is an independent family business dedicated to the innovation and development of products for the well-being of babies, children, people with arthritis, and the elderly. With an approach centered on natural health and social responsibility, Laboratoires Expanscience prioritizes sustainable practices and promotes a circular economy. For approximately three months, I had the opportunity to contribute to the company's mission by assisting in the fulfillment of regulatory requirements and participating in training and marketing activities. This report also includes an insightful reflection on the curricular internship at Expanscience Laboratories. This balance will be presented in the form of a SWOT analysis, i.e. an external assessment, highlighting the Opportunities and Threats, and an internal assessment, specifying the Strengths and Weaknesses I faced during my internship in the Pharmaceutical Industry at Laboratórios Expanscience. The internship provided me with valuable professional experience and deepened my skills in the areas of interest. In the following months, I carried out my internship in Community Pharmacy at the Reis Barata Pharmacy Lisbon, where I was able to experience the practice of the pharmaceutical profession in the context mentioned above. Under the guidance of Dr. Glenn Pedreiro and with the contribution of the entire technical team, I had the opportunity to apply the knowledge acquired in the Integrated Master in Pharmaceutical Sciences and develop new skills. Farmácia Reis Barata Lisboa, part of the Farmácias Reis Barata Group, stands out for its commitment to the health and well-being of users, providing a quality service and wide availability of hours. During the internship, I was able to interact with users, manage and optimize therapy, perform pharmaceutical services, and contribute to the promotion of public health. Through the SWOT analysis carried out in this report, Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats related to Community Pharmacy and the context in which the Reis Barata Pharmacy Lisbon is inserted were identified. This internship provided me with an enriching experience and consolidated my training as a future pharmaceutical professional. Regarding the monograph entitled "Current and Future Perspective of Artificial Intelligence in the Pharmaceutical World: Its Expression in Pharmaceutical Marketing", the summary of this work is as follows: Artificial Intelligence enables the design of personalized messages, the analysis of large datasets, and the identification of target patients, facilitating efficient pharmaceutical marketing that enhances the development and supply chain, as well as maximizing pharmaceutical companies return on investment. The notion of "Marketing 5.0" emphasizes technology for humanity, highlighting, as a key point, the building of relationships with customers through the application of technology capable of mimicking human behavior. Additionally, it is notorious that the application of Artificial Intelligence in the cosmetic and beauty industry favors personalized experiences for customers and helps in the detection of dermatological affections. However, it is essential to address the adjacent challenges, namely algorithm transparency, implementation costs, and ethical reflections. This paper aims to explain the various applications, benefits, and challenges associated with artificial Intelligence in the pharmaceutical industry, its representation in pharmaceutical marketing, and its potential to revolutionize the cosmetic industry. Indeed, as the pertinence of the use of advanced technologies by companies unquestionably emerges, concomitantly, they should ensure the ethical and moral responsibilities adjacent to the application of artificial intelligence so that the benefit of its potential is realized.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectinteligência artificial;por
dc.subjectatual e perspetiva futura;por
dc.subjectmarketing farmacêutico;por
dc.subjectindústria farmacêutica;por
dc.subjectindústria cosmética.por
dc.subjectartificial intelligence;eng
dc.subjectcurrent and future prospective;eng
dc.subjectpharmaceutical marketing;eng
dc.subjectpharmaceutical industry;eng
dc.subjectcosmetic industry.eng
dc.titleInternship Reports - Monograph entitled "Current and Future Perspective of Artificial Intelligence in the Pharmaceutical World: Its Expression in Pharmaceutical Marketing"eng
dc.title.alternativeRelatórios de Estágio e Monografia intitulada “Current and Future Perspective of Artificial Intelligence in the Pharmaceutical World: Its Expression in Pharmaceutical Marketing”por
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationLaboratórios Expanscience, Farmácia Reis Barata de Lisboa e Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleInternship Reports - Monograph entitled "Current and Future Perspective of Artificial Intelligence in the Pharmaceutical World: Its Expression in Pharmaceutical Marketing"eng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203504267-
thesis.degree.disciplineSaude - Ciências Farmacêuticas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Farmácia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBandeira, Maria Francisca Marques::0009-0004-7827-2302-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCavaleiro, Carlos Manuel Freire-
uc.degree.elementojuriDonato, António Augusto Miranda Lemos Romão-
uc.degree.elementojuriSousa, João José Martins Simões-
uc.contributor.advisorDonato, António Augusto Miranda Lemos Romão::0000-0002-3632-9065-
uc.contributor.advisorPedreiro, Glenn Jérémy F.-
uc.contributor.advisorPalma, Sandra Colaço-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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