Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112570
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, João Pedro Marques-
dc.contributor.authorCaixeiro, Alexandre António Coutinho-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:03:00Z-
dc.date.available2024-01-31T23:03:00Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112570-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Treino Desportivo apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractNo âmbito da unidade curricular de Estágio no ano letivo 2022/2023 inserido ao longo dos 3º e 4º semestres do 2º ano do 2º ciclo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), foi planeado a prática de um estágio anual, com elaboração do respetivo relatório, proporcionando a obtenção ao grau de Mestre em Treino Desportivo. Este Relatório de Estágio desenvolvido na equipa sub19 de juniores do Atlético Clube Marinhense, teve como principal objetivo realizar a planificação, avaliação e controlo de treino e registar todo o processo. O estágio tem um papel fundamental na formação, pois é através do estágio que os estudantes podem ter o primeiro contacto com a sua área de trabalho, permitindo colocar em prática o conhecimento adquirido na sala de aula em atividades e situações num contexto real. Dando a oportunidade de desenvolver capacidades, quer a nível do processo de treino, quer no acompanhamento de uma equipa, através de experiências em primeira pessoa. Uma vez que o processo de treino é complexo, dinâmico, criativo, diverso e fundamental na preparação de uma equipa de futebol, principalmente num contexto de formação, para um bom funcionamento do mesmo é necessário um bom profissional que desempenhe a função de treinador de modo exemplar. Este documento está dividido em duas partes, a primeira expõe as expectativas e objetivos da realização do estágio, como também a caracterização do clube e da equipa. Seguidamente, aborda a periodização e planeamento. Numa segunda parte do relatório, em conciliação com o estágio foi desenvolvido um trabalho de investigação tendo como objetivo avaliar a articulação do joelho no Dinamómetro Isocinético em guarda-redes profissionais de Futebol para averiguar se existem diferenças bilaterais na mesma.por
dc.description.abstractWithin the framework of the internship module during the academic year 2022/2023, spanning the 3rd and 4th semesters of the 2nd year of the 2nd cycle at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education (FCDEF), an annual internship was planned, along with the preparation of the corresponding report, leading to the attainment of a Master's degree in Sports Training. The primary objective of this internship report, conducted within the U-19 team of the Atlético Clube Marinhense, was to devise training plans, evaluate and monitor progress, while meticulously documenting the entire process. Internships assume a fundamental role in education, as they serve as an initial foray into the practical realm of one's chosen field, enabling the application of theoretical knowledge acquired within the classroom to real-life scenarios and activities. They allow students to cultivate invaluable skills, both in the realms of training procedures and team management, through firsthand experiences. Given the intricacy, dynamism, creativity, diversity, and intrinsic significance of the training process, particularly within a developmental context, a proficient and exemplary coach assumes a crucial role in ensuring its seamless operation. This document is bifurcated into two sections. The first segment expounds upon the expectations and objectives underlying the internship, while also providing an overview of the club and team in question. Subsequently, it delves into the aspects of periodization and planning. The second part of the report, in consonance with the internship, encompasses a research endeavor that seeks to evaluate the knee joint in the Isokinetic Dynamometer on professional soccer goalkeepers, to acess bilateral differences in the joint.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectGuarda-Redespor
dc.subjectDinamómetropor
dc.subjectIsocinéticopor
dc.subjectArticulçãopor
dc.subjectJoelhopor
dc.subjectGoalkeepereng
dc.subjectDynamometereng
dc.subjectIsokineticeng
dc.subjectJointeng
dc.subjectKneeeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NO ESCALÃO SUB- 19 DO ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, NA ÉPOCA 2022/2023 AVALIAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO NO DINAMÓMETRO ISOCINÉTICO EM GUARDA-REDES DE FUTEBOLpor
dc.title.alternativeINTERNSHIP REPORT AT ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE U-19, IN THE SEASON 2022/2023 EVALUATION OF THE KNEE JOINT IN THE ISOKINETIC DYNAMOMETER ON SOCCER GOALKEEPERSeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NO ESCALÃO SUB- 19 DO ATLÉTICO CLUBE MARINHENSE, NA ÉPOCA 2022/2023 AVALIAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO NO DINAMÓMETRO ISOCINÉTICO EM GUARDA-REDES DE FUTEBOLpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203494857-
thesis.degree.disciplineCiências do Desporto-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Treino Desportivo-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCaixeiro, Alexandre António Coutinho::0009-0001-6756-6493-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSarmento, Hugo Miguel Borges-
uc.degree.elementojuriCosta, Daniela Craveiro da-
uc.degree.elementojuriDuarte, João Pedro Marques-
uc.contributor.advisorDuarte, João Pedro Marques-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons