Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112547
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da Turma G do 9º ano, no ano letivo de 2022/2023.
Other Titles: Pedagogical Internship Report carried out at São Bernardo Basic School No. 2, with 9th grade Class G, during the school year 2022/2023.
Authors: Abrantes, Beatriz Oliveira
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Perceção Pedagógica; Análise Reflexiva; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Intervention; Pedagogical Practice; Reflective Analysis
Issue Date: 14-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da Turma G do 9º ano, no ano letivo de 2022/2023.
Place of publication or event: Aveiro
Abstract: O presente documento, Relatório de Estágio, apresenta uma análise reflexiva sobre toda a prática pedagógica realizada ao longo do Estágio Pedagógico. Esta refere-se a uma prática pedagógica supervisionada realizada na Escola Básica nº2 de São Bernardo, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, junto da turma G do 9º ano de escolaridade, no ano letivo de 2022/2023. Está enquadrado no Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este encontra-se dividido em três capítulos nos quais se apresenta uma descrição e reflexão de temas referentes ao Estágio Pedagógico. O primeiro capítulo diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, onde é apresentada a nossa história de vida e a caracterização do contexto. O segundo capítulo é direcionado à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual analisámos e refletimos aprofundadamente as várias áreas do Estágio Pedagógico, sendo elas: as atividades de ensino-aprendizagem (planeamento, realização e avaliação), a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. No último capítulo, apresentamos o Tema-Problema sobre “Perceção da professora estagiária, respetivos alunos, colegas de estágio e orientadora, sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de educação física”. O objetivo geral deste estudo passa por perceber o processo de intervenção da professora estagiária nas aulas de educação física através da identificação das divergências e convergências das respostas da professora estagiária, respetivos alunos, orientadora, e colegas estagiários do mesmo núcleo, verificando se a aplicação de estratégias levaram a uma melhoria na intervenção pedagógica da professora, e consequentemente, a uma melhoria no processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos. Como principais conclusões verificámos a importância da implementação de estratégias e da própria aquisição de experiência como fatores que levam a uma melhoria na intervenção da professora estagiária levando a um aumento positivo da perceção dos intervenientes, nas diferentes dimensões. As dimensões onde houve maior convergência foram a dimensão disciplina e a Relação Pedagógica, e uma maior divergência na dimensão avaliação e na instrução. A dimensão melhor cotada em ambos os momentos foi a dimensão Planeamento e Organização, já a dimensão pior cotada no momento 1 foi a dimensão Instrução e no momento 2 passou a ser a dimensão Disciplina.
The present document, Teaching Internship Report, presents a reflective analysis of all the pedagogical practices carried out during the Teaching Training. It refers to a supervised pedagogical practice carried out at basic school nº2 of São Bernardo, which is part of the José Estêvão group of schools, with class G of the 9th grade in the 2022/2023 school year. It is part of the Master in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, held at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The report is divided into three chapters in which a description and reflection on issues related to the Pedagogical Internship are presented. The first chapter concerns the contextualization of the developed practice, including our life story and the characterization of the context. The second chapter is directed to the reflective analysis on the pedagogical practice, where we analysed and reflected in depth on various areas of the Teacher training, namely the teaching-learning activities (planning, implementation, and evaluation), school organization and management, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. In the last chapter, we present the Theme-Problem, about "Perception of the trainee teacher, respective students, internship colleagues and supervisor, on the pedagogical intervention in the context of physical education class". The general objective of this study is to understand the process of intervention of the trainee teacher in physical education classes through the identification of the divergences and convergences in the answers of the trainee teacher, their students, supervisor, and fellow trainees from the same nucleus, verifying if the application of strategies led to an improvement in the teacher’s pedagogical intervention, and consequently, to an improvement in the students Teaching-Learning process. As the main conclusions we verified the importance of the implementation of strategies and the acquisition of experience as factors that lead to an improvement in the intervention of the trainee teacher, resulting in a positive increase in the perception of the participants in the different dimensions. The dimensions in which the greatest convergences were observed were the discipline dimension and the pedagogical relationship dimension, while greater divergence was found in the evaluation and instruction dimension. The best dimension in both moments was Planning and Organization, while the worst dimension in the moment 1 was Instruction and in the moment 2 it became the Discipline dimension.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112547
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons