Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112532
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ NO ANO LETIVO 2021/2022. COMPARAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS EM JOGO FORMAL E EM JOGO REDUZIDO NA MODALIDADE DE FUTEBOL
Other Titles: REPORT OF TEACHER TRAINING DEVELOPED AT THE SCHOOL HIGH SCHOOL OF LOUSÃ IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR. COMPARISON OF TECHNICAL AND TACTICAL BEHAVIORS IN FORMAL GAME AND REDUCED GAME IN FOOTBALL MODE
Authors: Dias, Nuno Tiago Pereira Pinto
Orientador: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de
Keywords: Estágio Pedagógico; Relatório; Reflexão; Jogos Reduzidos; Pedagogical Internship; Report; Reflection; Small Games
Issue Date: 12-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ NO ANO LETIVO 2021/2022. COMPARAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS EM JOGO FORMAL E EM JOGO REDUZIDO NA MODALIDADE DE FUTEBOL
Place of publication or event: ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Abstract: O Estágio Pedagógico é o culminar de todo o nosso percurso de formação académica enquanto profissionais da área da docência. Este visa a aquisição de conhecimentos e competências com o intuito de fornecer ao professor estagiário uma bagagem que lhe permita exercer um ensino competente e eficaz.O Relatório de Estágio provem de uma reflexão geral acerca do desenvolvimento do estágio pedagógico e dos conhecimentos e experiências adquiridos através do mesmo, estando este inserido no segundo ano curricular do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto em Educação Física, da Universidade de Coimbra. O presente relatório foi desenvolvido através da experiência pedagógica com a Turma do 11ºD da Escola Secundária da Lousã, a qual lecionei no presente ano letivo. Este estágio contou com uma excelente parceria de orientação, contando com a Professora Doutora Luísa Mesquita, pertencente à Faculdade de Ciências do Desporto em Educação Física, da Universidade de Coimbra e com o Professor de Educação Física João Moreira, pertencente à Escola Secundária da Lousã onde foi desenvolvido o Estágio Pedagógico.O Relatório de Estágio abordará, numa síntese reflexiva, toda a intervenção pedagógica efetuada por nós ao longo do ano letivo, assim como as atividades realizadas pelo núcleo de estágio, a experiência de assessoria ao cargo de Diretor de Turma, a participação em formações e o Tema – Problema, projeto de investigação desenvolvido no âmbito escolar. O nosso Tema – Problema consistiu em verificar em qual dos jogos (GR+6 vs GR+6 e GR+3 vs GR+3), o aluno realiza mais comportamentos técnico – táticos, verificando através desta observação e posterior tratamento de dados, que os Jogos Reduzidos permitem aos alunos mais contactos com a bola e mais tempo com a posse da mesma quando equiparados ao jogo formal (GR + 6 x 6 + GR).
The Teacher Training is the culmination of our entire academic training journey as professionals in the field of teaching. This aims to acquire knowledge and skills in order to provide the trainee teacher with a background that allows him to exercise a competent and effective teaching.The Internship Report comes from a general reflection on the development of the pedagogical internship and the knowledge and experiences acquired through it, being inserted in the second curricular year of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the Faculty of Sciences of Sport in Physical Education, University of Coimbra.This report was developed through the pedagogical experience with the 11th D class of the Lousã Secondary School, which I taught in this school year. This internship had an excellent mentoring partnership, with Professor Luísa Mesquita, belonging to the Faculty of Sports Sciences in Physical Education, University of Coimbra and with Professor of Physical Education João Moreira, belonging to the Lousã Secondary School where the Pedagogical Internship was developed. The Internship Report will address, in a reflective synthesis, all the pedagogical intervention carried out by us throughout the school year, as well as the activities carried out by the internship nucleus, the experience of advising the position of Class Director, participation in training and the Theme – Problem, research project developed in the school environment.Our Theme – Problem consisted of verifying in which of the games (GK+6 vs GK+6 and GK+3 vs GK+3), the student performs more technical-tactical behaviors, verifying through this observation and subsequent data processing, which Small Games allow students more contact with the ball and more time with the ball when compared to the formal game (GK + 6 x 6 + GK).
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112532
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

5
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons