Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112496
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMesquita, Maria Luísa Ferreira de-
dc.contributor.authorVicente, Samuel Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:01:43Z-
dc.date.available2024-01-31T23:01:43Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112496-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO concluir do período do Estágio Pedagógico representa o fim de um ciclo de muita aprendizagem e realização pessoal, abrindo portas para um outro ainda mais desafiante e enriquecedor. Este documento de cariz reflexivo contempla os conhecimentos adquiridos ao longo deste processo, salientado os aspetos que consideramos mais relevantes face às dificuldades e estratégias adotadas.O presente documento representa um Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC). Esta etapa decorreu no Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL), junto da turma do 8º C, sob orientação do professor João Moreira e da professora Doutora Maria Luísa Mesquita, da FCDEF-UC, no ano letivo de 2022/2023.O documento encontra-se dividido em três capítulos, os quais faremos uma contextualização e enquadramento da prática pedagógica e uma análise reflexiva acerca da mesma, finalizando com a apresentação do estudo realizado, no âmbito do tema problema: “Qual o efeito de um programa de intervenção de jogos desportivos tradicionais na transformação das atitudes, em relação ao estereótipo de género, em estudantes do 3º ciclo do ensino básico, relacionando estas com a vivência emocional”.Este estudo confirmou que quando os participantes experienciam jogos psicomotores, de cooperação, de oposição e de cooperação/oposição expressam de forma diferente as suas atitudes face ao género, uma vez que se encontraram diferenças significativas entre a intensidade dos fatores analisados (F1-Crenças e condutas sexistas, F2-Diferenças Físicas, F3-Igualdade de oportunidades) entre rapazes e raparigas. Os rapazes apresentaram valores mais elevados em relação a cada fator analisado.No que se refere às emoções sentidas pelos alunos, os dados demonstraram que os jogos desportivos tradicionais desencadeiam níveis significativos de intensidade emocional positiva, contrastando com os níveis muito baixos, quase residuais, de emoções negativas.por
dc.description.abstractCompleting the period of Pedagogical Professional Training represents the end of a cycle of much learning and personal achievement, opening doors to yet another more challenging and enriching cycle. This document, of reflective nature, includes the knowledge acquired throughout this process, highlighting the aspects that we consider most relevant in view of the difficulties and adopted strategies.This document represents a Professional Training Report, inserted in the Curricular Unit of Pedagogical Professional Training Internship, within the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education (FCDEF) of the University of Coimbra (UC).This stage took place at Lousã School Group (AEL), with the 8º C class, under the guidance of Teacher João Moreira and Doctor Professor Maria Luísa Mesquita, from FCDEF-UC, in the academic year 2022/2023.The document is divided into three chapters, in which we will make a contextualization and framework of pedagogical practice and a reflective analysis about the same, ending with the presentation of the study carried out, within the scope of the theme problem: “What is the effect of a traditional sports games intervention program in transforming attitudes towards gender stereotypes in students of the 3rd cycle of basic education, and how these attitudes relate to emotional experience.”This study confirmed that when participants experience psychomotor games, of cooperation, opposition and cooperation/opposition, they express their attitudes differently towards gender, since significant differences were found between the intensity of the analyzed factors (F1 - Sexist beliefs and behaviors, F2- Physical Differences, F3 -Equal Opportunities) among boys and girls. Boys showed higher values for each analyzed factor. With regard to the emotions felt by students, data showed that the traditional sports games trigger significant levels of positive emotional intensity, contrasting with the very low, almost residual, levels of negative emotions.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Professional Trainingeng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA DO 8ºC, NO ANO LETIVO DE 2022/2023 Qual o efeito de um programa de intervenção de jogos desportivos tradicionais na transformação das atitudes, em relação ao estereótipo de género, em estudantes do 3º ciclo do ensino básico, relacionando estas com a vivência emocionalpor
dc.title.alternativeProfessional Teacher Training Report depeloped in 2022/2023 at Lousã School Group with an 8th grade class What is the effect of a traditional sports games intervention program on the transformation of attitudes of 3rd cycle of basic education students towards gender stereotype and how these attitudes relate to emotional experienceeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationLousã - Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA LOUSÃ JUNTO DA TURMA DO 8ºC, NO ANO LETIVO DE 2022/2023 Qual o efeito de um programa de intervenção de jogos desportivos tradicionais na transformação das atitudes, em relação ao estereótipo de género, em estudantes do 3º ciclo do ensino básico, relacionando estas com a vivência emocionalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495705-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVicente, Samuel Rodrigues::0009-0007-8651-2910-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriMesquita, Maria Luísa Ferreira de-
uc.degree.elementojuriSimões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente-
uc.contributor.advisorMesquita, Maria Luísa Ferreira de::0000-0002-8830-8995-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

35
checked on Aug 28, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons