Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112431
Título: Curriculum Autonomy in the Education Systems of Portugal and Canada
Autor: Oliveira, Isabel M. J.
Ferreira, António Gomes 
Palavras-chave: Autonomy; Decentralization/Centralization; Curriculum; Education Systems
Data: 2023
Editora: Scielo Brazil
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação & Realidade
Volume: 48
Local de edição ou do evento: Porto Alegre
Resumo: Curriculum Autonomy in the Education Systems of Portugal and Canada. Many authors argue that autonomy is nonexistent in a central- ized education system, given that it is a characteristic of decentralization, whereas schools in a decentralized education system have more autono- my. The researchers compare the level of curriculum autonomy granted to schools in a centralized system (Portugal) and to those in a decentralized system (Canada), based on interviews and content analysis of those respon- sible for the administration and organization of schools. It appears that, in the Portuguese case, there is some school autonomy, essentially centered on the collective, although teachers do not recognize or take ownership thereof. In the Canadian case, autonomy is granted on an individual basis to each teacher.
A Autonomia Curricular nos Sistemas Educativos de Portugal e do Canadá. Muitos autores argumentam que a autonomia é inexistente num sistema educativo centralizado, dado que é uma particularidade da descentralização, enquanto as escolas de um sistema educativo descentra- lizado têm mais autonomia. Os investigadores comparam o grau de autono- mia curricular conferido às escolas de um sistema centralizado (Portugal) e às de um descentralizado (Canadá), a partir de entrevistas e análise de conteúdo de responsáveis pela administração e organização das escolas. Constata-se que, no caso português, existe alguma autonomia da escola, fundamentalmente, centrada no coletivo, embora os professores não a per- cecionem nem se apropriem da mesma. No caso canadense, a autonomia é conferida a cada professor na sua singularidade.
URI: https://hdl.handle.net/10316/112431
ISSN: 2175-6236
0100-3143
DOI: 10.1590/2175-6236122955vs02
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
QDZqXwMNvxsDVVz9sH6QmGc.pdf248.85 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

38
Visto em 17/jul/2024

Downloads

10
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.