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Título: História da educação de jovens e adultos em Portugal: o ingresso de jovens maiores de 23 anos no Ensino Superior
Autor: Lima, Michelle Castro
Moio, Isabel Sofia Fernandes
Vieira, Cristina Maria Coimbra
Palavras-chave: Ensino Superior; Adultos; História
Data: 2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cadernos de História da Educação
Volume: 19
Número: 1
Resumo: O ingresso e a permanência dos jovens nas universidades portuguesas têm sido tema de discussão com a edição do Decreto-Lei n.o 393-B/99, Decreto-Lei n.o 49/2005 e Decreto-Lei n.o 64/2006. A partir desses decretos, as universidades portuguesas passaram a oferecer concurso especial para o ingresso de estudantes maiores de 25 anos e, em 2005, para maiores de 23 que tenham concluído apenas o ensino primário. Diante dessa realidade, buscamos neste artigo investigar a história do acesso e permanência de Jovens e Adultos no ensino superior português. Para tal, realizamos um cruzamento de dados estatísticos dos cursos especiais da Universidade de Coimbra com a bibliografia sobre o tema, analisando a trajetória acadêmica e os impactos desse curso na formação dos jovens maiores de 23 anos que não concluíram o ensino secundário.
The entry and stay of young people in Portuguese universities has been the subject of discussion with the edition of Decree-Law no. 393-B/99, Decree-Law no. 49/2005 and Decree-Law no. 64/2006. From these decrees on, the Portuguese universities started to offer special competitions for the enrollment of students over 25 years old and, in 2005, for those over 23 who have completed only primary education. Given this reality, we seek in this article to investigate the history of access and permanence of young people and adults in Portuguese higher education. To do this, we performed a statistical cross-referencing of the special courses of the University of Coimbra with the bibliography on the subject, analyzing the academic trajectory and the impacts of this course on the training of young people over 23 years old who did not finish high school.
URI: https://hdl.handle.net/10316/112210
ISSN: 1982-7806
DOI: 10.14393/che-v19n1-2020-7
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

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