Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112178
Título: A imersão na paisagem: o cinema da ausência de Patricio Guzmán
Autor: Mariani, Silvana
Palavras-chave: memória; trauma; estética; paisagem
Data: 2023
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Memórias em Movimento: História e Trauma nos Cinemas Ibero-Americanos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Neste trabalho pretendo apontar para a forma particular com que o cineasta Patricio Guzmán evoca a memória do trauma da ditadura chilena em seu documentário O Botão de Nácar (2015), filme central da trilogia que começa com Nostalgia da Luz (2010) e termina com A Cordilheira dos Sonhos (2019), mostrando como o seu cinema foi encontrando cada vez mais estratégias estéticas e narrativas para “filmar o que não se vê”, como sugere o título de um de seus livros. Entre essas estratégias está a imersão na paisagem, o que gera a pergunta que norteia essa investigação: pode a experiência estética da imersão na paisagem fílmica contribuir ativamente na reconstrução da memória? E ainda, quais os dispositivos narrativos e qual modo de representação emprega o diretor em seu filme, cujo tema central é a ausência?
In this paper, I intend to point out the particular way in which the filmmaker Patricio Guzmán evokes the memory of the trauma of the Chilean dicta- torship in his documentary The Pearl Button (2015), the central film of the trilogy that begins with Nostalgia for the Light (2010) and ends with The Cordillera of Dreams (2019). In this way, I explore how his cinema increasingly found aesthetic and narrative strategies to picture the unseen, as one of his books’ titles suggests. Among these strategies, is the immersion in the landscape, which leads to the gui- ding question of this research: can the aesthetic experience of immersion in the cinematic landscape actively contribute to memory reconstruction? Moreover, which narrative devices and mode of representation does the director use in his film, where absence is the central theme?
URI: https://hdl.handle.net/10316/112178
ISBN: 978-989-26-2387-0
978-989-26-2388-7
DOI: 10.14195/978-989-26-2388-7_10
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
chapt.pdf276.85 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

48
Visto em 8/mai/2024

Downloads

24
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.