Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/111911
Title: | Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres | Authors: | Dias, Sandra Guerreiro | Keywords: | Pedagogia; Língua materna; Poesia digital; Experimentalismo; Rui Torres | Issue Date: | 28-Oct-2020 | Publisher: | UC | metadata.degois.publication.title: | MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura | metadata.degois.publication.volume: | 8 | metadata.degois.publication.issue: | 1 | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | A mudança de paradigma da cultura impressa para a cultura mediática digital pressupõe a adequação de um modelo pedagógico de formação linguística que contemple os desafios e a especificidade de uma materialidade comunicativa e linguística sustentada numa nova ecologia dos meios. Neste artigo, apresenta-se uma proposta pedagógica para as unidades curriculares de iniciação à linguística e aos estudos literários (Português I e II), lecionadas no âmbito do curso de Licenciatura em Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Beja. Parte-se dos referenciais da Direção-Geral da Educação em articulação com princípios de análise dos Estudos Literários Digitais. A proposta tem como base a obra literária digital de Rui Torres, um dos autores recentemente integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL). | URI: | https://hdl.handle.net/10316/111911 | ISSN: | 2182-8830 | DOI: | https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_6 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dias_Sandra_Guerreiro_2020_Ensino_Multimodal_português.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
82
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
59
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.