Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111911
Title: Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres
Authors: Dias, Sandra Guerreiro 
Keywords: Pedagogia; Língua materna; Poesia digital; Experimentalismo; Rui Torres
Issue Date: 28-Oct-2020
Publisher: UC
metadata.degois.publication.title: MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura
metadata.degois.publication.volume: 8
metadata.degois.publication.issue: 1
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: A mudança de paradigma da cultura impressa para a cultura mediática digital pressupõe a adequação de um modelo pedagógico de formação linguística que contemple os desafios e a especificidade de uma materialidade comunicativa e linguística sustentada numa nova ecologia dos meios. Neste artigo, apresenta-se uma proposta pedagógica para as unidades curriculares de iniciação à linguística e aos estudos literários (Português I e II), lecionadas no âmbito do curso de Licenciatura em Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Beja. Parte-se dos referenciais da Direção-Geral da Educação em articulação com princípios de análise dos Estudos Literários Digitais. A proposta tem como base a obra literária digital de Rui Torres, um dos autores recentemente integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL).
URI: https://hdl.handle.net/10316/111911
ISSN: 2182-8830
DOI: https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_6
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

82
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

59
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.