Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111911
Título: Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres
Autor: Dias, Sandra Guerreiro 
Palavras-chave: Pedagogia; Língua materna; Poesia digital; Experimentalismo; Rui Torres
Data: 28-Out-2020
Editora: UC
Título da revista, periódico, livro ou evento: MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura
Volume: 8
Número: 1
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A mudança de paradigma da cultura impressa para a cultura mediática digital pressupõe a adequação de um modelo pedagógico de formação linguística que contemple os desafios e a especificidade de uma materialidade comunicativa e linguística sustentada numa nova ecologia dos meios. Neste artigo, apresenta-se uma proposta pedagógica para as unidades curriculares de iniciação à linguística e aos estudos literários (Português I e II), lecionadas no âmbito do curso de Licenciatura em Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Beja. Parte-se dos referenciais da Direção-Geral da Educação em articulação com princípios de análise dos Estudos Literários Digitais. A proposta tem como base a obra literária digital de Rui Torres, um dos autores recentemente integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL).
URI: https://hdl.handle.net/10316/111911
ISSN: 2182-8830
DOI: https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_6
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dias_Sandra_Guerreiro_2020_Ensino_Multimodal_português.pdf1.55 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

36
Visto em 8/mai/2024

Downloads

22
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.