Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111911
Title: Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres
Authors: Dias, Sandra Guerreiro 
Keywords: Pedagogia; Língua materna; Poesia digital; Experimentalismo; Rui Torres
Issue Date: 28-Oct-2020
Publisher: UC
Serial title, monograph or event: MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura
Volume: 8
Issue: 1
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A mudança de paradigma da cultura impressa para a cultura mediática digital pressupõe a adequação de um modelo pedagógico de formação linguística que contemple os desafios e a especificidade de uma materialidade comunicativa e linguística sustentada numa nova ecologia dos meios. Neste artigo, apresenta-se uma proposta pedagógica para as unidades curriculares de iniciação à linguística e aos estudos literários (Português I e II), lecionadas no âmbito do curso de Licenciatura em Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Beja. Parte-se dos referenciais da Direção-Geral da Educação em articulação com princípios de análise dos Estudos Literários Digitais. A proposta tem como base a obra literária digital de Rui Torres, um dos autores recentemente integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL).
URI: https://hdl.handle.net/10316/111911
ISSN: 2182-8830
DOI: https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_6
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.