Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111727
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dc.contributor.advisorSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo-
dc.contributor.authorVeloso, Gildo Carlos da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:03:16Z-
dc.date.available2024-01-08T23:03:16Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111727-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEnquanto instrumento de trabalho, o Manual Escolar (ME) apresenta-se como meio através do qual alunos e professores partem e acedem aos conteúdos programáticos. Todavia, esta ferramenta, no caso da disciplina de História, está intimamente ligada a um fenómeno sociocultural de enorme relevância – a memória histórica. A construção, conjunta, de uma narrativa histórica que contribua, simultaneamente, para o desenvolvimento do saber sobre o passado e o estabelecimento de uma memória coletiva, coesa e aglomeradora. É desta relação, e nesta relação, que reside o problemático eurocentrismo dos ME de História. Enquanto ferramenta, útil para a transmissão, adaptada, de conhecimentos, o ME deveria apresentar-se isento das ideologias políticas e socioculturais inerentes a toda e qualquer sociedade. Todavia, sobretudo graças a uma relação ambígua entre a historiografia e os ME, estes tendem a funcionar como meio transmissor de narrativas fabricadas e com ideias políticas subliminares.Os documentos, as imagens e os textos dos ME, condicionam o próprio desenvolvimento da disciplina. Através da análise destes componentes dos manuais, seremos capazes de compreender de que forma isso acontece e, acima de tudo, permitirá que façamos uma reflexão sobre a temática. Concentramos o estudo nos ME de História dos 7.º, 8.º e 10.º ano. Com a contribuição dos alunos, iremos tentar compreender qual o impacto que os ME têm nas suas perspetivas de e para os manuais.Perante um momento transformador como a digitalização deste material escolar, propomos uma reflexão sobre o seu papel social, educativo e político.por
dc.description.abstractAs a work tool, the Textbook presents itself as a means through which students and teachers depart and access the syllabus contents. However, this tool, in the case of the discipline of History, is closely linked to a sociocultural phenomenon of enormous relevance – historical memory. The joint construction of a historical narrative that simultaneously contributes to the development of knowledge about the past and the establishment of a collective, cohesive and agglomerating memory. It is from this relationship, and in this relationship, that the problematic Eurocentrism of the History Textbooks resides.As a useful tool for the adapted transmission of knowledge, the Textbook should be exempt from any society's political and sociocultural ideologies. However, mainly thanks to an ambiguous relationship between historiography and Textbooks, the latter tends to function as a means of transmitting fabricated narratives and subliminal political ideas.The documents, images, and texts of the Textbook condition the very development of the discipline. Through the analysis of these components of the textbook, we will be able to understand how this happens and, above all, it will allow us to reflect on the subject. We concentrated the study on the 7th, 8th, and 10th grade History Textbooks. With students’ contributions, we will try to understand what impact the Textbook has on their perspectives of and for textbooks.Faced with a transformative moment such as the digitalisation of this school material, we propose reflecting on its social, educational and political role.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEurocentrismeng
dc.subjectNationalismeng
dc.subjectHistorical-narrativeeng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectEurocentrismopor
dc.subjectNacionalismopor
dc.subjectNarrativa-históricapor
dc.subjectManuais Escolarespor
dc.subjectMemóriapor
dc.titleManuais Escolares de História: Uma perspetiva eurocêntrica sobre o passadopor
dc.title.alternativeHistory Textbooks: A Eurocentric perspective about the pasteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleManuais Escolares de História: Uma perspetiva eurocêntrica sobre o passadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451562-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVeloso, Gildo Carlos da Silva::0009-0002-2448-9210-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo-
uc.degree.elementojuriMacambira, Débora Dias-
uc.contributor.advisorSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo::0000-0001-9837-6978-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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