Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111682
Title: Explorar a Comunicação Estratégica com Influenciadores
Other Titles: Exploring Strategic Influencer Communication
Authors: Rosa, Mariana de Albuquerque Correia
Orientador: Santos, Maria Clara Moreira de Almeida
Keywords: Influenciadores Digitais; Redes Sociais; Comunicação Estratégica com Influenciadores; Organizações; COVID-19; Digital Influencers; Social Media; Strategic Influencer Communication; Organisations; COVID-19
Issue Date: 18-Jul-2023
metadata.degois.publication.title: Explorar a Comunicação Estratégica com Influenciadores
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: A comunicação estratégia com influenciadores é um área relevante na comunicação estratégica (Enke e Borchers, 2019), que tem vindo a crescer, graças à influência das redes sociais na maioria dos setores da sociedade e na vida dos indivíduos. Num ecossistema caracterizado pela interação global através das redes sociais, os influenciadores digitais surgiram como figuras influentes que tiram partido da sua presença online para moldar opiniões, através das suas experiências e pontos de vista, o que os torna ativos valiosos para as organizações que procuram atingir o seu público-alvo de uma forma autêntica e com impacto. Ao se aproveitarem da experiência, identidade e capacidade de contar histórias dos influenciadores digitais, as organizações possuem a oportunidade de explorar o seu público, expandir o seu alcance e aumentar a sua visibilidade. Após a realização de um estágio curricular na agência de comunicação Lift Consulting durante a pandemia de COVID-19, foi possível perceber, em primeira mão, a realidade acima descrita. Com mais pessoas confinadas às suas casas, a utilização das redes sociais aumentou significativamente (Reuters Institute, 2020) logo, é natural que as organizações tenham apostado nas redes sociais e nos influenciadores digitais durante este período. Foi com o intuito de compreender, de forma pormenorizada, o fascinante universo das redes sociais, dos influenciadores digitais e da comunicação estratégica com influenciadores, que se realizou uma análise critica teórica destas e outras temáticas neste relatório de estágio. A investigação foi mais além, através da condução de um estudo de caso sobre o comportamento dos influenciares digitais durante a pandemia da COVID-19 no Instagram, em termos de crescimento, de seguidores e de conteúdo. O estudo realizado pretendeu esclarecer a correlação entre o crescimento do número de seguidores e a quantidade e frequência das publicações dos influenciadores digitais, bem como o tipo de conteúdo predominante e o seu impacto na interação dos seguidores. Compreender as dinâmicas dos influenciadores digitais, particularmente durante períodos sem precedentes como o que foi analisado, pode fornecer informações valiosas para a comunicação estratégica com influenciadores e para os profissionais desta área no futuro.
Strategic influencer communication is a relevant area in strategic communication (Enke and Borchers, 2019), which has been growing, thanks to the influence of social media in most sectors of society and in the lives of individuals. In an ecosystem characterised by global interaction through social media, digital influencers have emerged as influential figures who take advantage of their online presence to shape opinions through their experiences and views, making them valuable assets for organisations seeking to reach their target audience in an authentic and impactful way. By leveraging the experience, identity and storytelling ability of digital influencers, organisations have the opportunity to tap into their audience, expand their reach and increase their visibility. After undertaking a curricular internship at the communications agency Lift Consulting during the COVID-19 pandemic, it was possible to see first-hand the reality described above. With more people confined to their homes, the use of social networks has increased significantly (Reuters Institute, 2020) so it is natural that organizations have bet on social networks and digital influencers during this period. It was with the purpose of understanding, in a detailed way, the fascinating universe of social networks, digital influencers and strategic communication with influencers, that a critical theoretical analysis of these and other themes was carried out in this internship report. The research went further by conducting a case study on the behaviour of digital influencers during the COVID-19 pandemic on Instagram, in terms of growth, followers and content. The study conducted aimed to shed light on the correlation between the growth in the number of followers and the quantity and frequency of digital influencers' posts, as well as the type of content prevalent and its impact on follower interaction. Understanding the dynamics of digital influencers, particularly during unprecedented periods such as the one analysed, can provide valuable information for strategic influencer communication and for professionals in this field in the future.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111682
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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