Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111641
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Norberto Nuno Pinto dos-
dc.contributor.authorBAPTISTA, ANTONIO MANUEL CAMPOS-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:00:54Z-
dc.date.available2024-01-08T23:00:54Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111641-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractTourism is volatile, like the so-called fashions of bell-bottoms or tight jeans. Knowing the reason for the choice of tourist destinations is a constant demand for the planning of all those involved in this industry. All the involvement that makes the tourist experience possible stems from the emotions of interacting with the whole community. It is the carrying away of memories, producing in each person an exclusive image of the place visited that lasts over time. Monitoring the choice made at the time of purchase, preferences, level of satisfaction, perception of the destination's image, among other things, are vital tools that help structure plans, enabling informed decisions to be made on the strategic development of tourism. In this work, the definition of the objective was clear and pragmatic, placing the issue of multi-attraction as the main focus based on the satisfaction of the visitor to Coimbra. The work is developed with the research of the state of the art, the revival of concepts, comparing thoughts, consolidating consensus. We approached the different areas that are connoted with the attractions of a tourist destination with the whole process that results from the lack, the motivation, the choice and satisfaction. The data collection instrument was active for several weeks with the various approaches and dynamics being adjusted to the reality that with resilience resulted in obtaining essential information. The questions posed allowed to list a profile of the interviewee, tracking qualitatively and quantitatively of what was his passage through the city of Coimbra. The conclusion is like the summary of all the research that allows to know the present planning the future.eng
dc.description.abstractO turismo é volátil, como as ditas modas, ora de calças em boca de sino ou de jeans bem apertados. Conhecer a razão da escolha dos destinos turísticos é uma procura constante pelo planeamento de todos os envolvidos nesta indústria. Toda a envolvência que permite a experiência turística decorre de emoções da interação com toda a comunidade. É o carregar de memórias produzindo em cada um, como uma imagem exclusiva do local visitado que perdura no tempo. O acompanhamento da escolha no momento da compra, das preferências, do grau de satisfação, da perceção de imagem do destino, entre outras, são ferramentas vitais que ajudam na estruturação de planos permitindo decisões fundamentadas que elencam o desenvolvimento estratégico do turismo. Neste trabalho a definição do objetivo foi clara e pragmática colocando a questão da multiatração como foco principal alicerçado na satisfação do visitante a Coimbra. O trabalho desenvolve-se com a pesquisa do estado da arte, o reavivar de conceitos, comparar pensamentos, sedimentar consensos. Abordámos as diferentes áreas que estão conotadas com as atrações de um destino turístico com todo o processo que resulta da carência, a motivação, a escolha e a satisfação. O instrumento de recolha de dados esteve ativo durante várias semanas com as várias abordagens e dinâmicas a serem ajustadas á realidade que com resiliência resultaram na obtenção de informação essencial. As questões colocadas permitiram elencar um perfil do entrevistado rastreando qualitativamente e quantitativamente o que foi a sua passagem pela cidade de Coimbra. A conclusão é como o resumo de toda a investigação que permite conhecer o presente planeando o futuro.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMulti-attractioneng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectTourist Destinationeng
dc.subjectTourist Attractioneng
dc.subjectCoimbraeng
dc.subjectMultiatraçãopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectDestino Turisticopor
dc.subjectAtração Turísticapor
dc.subjectCoimbrapor
dc.titleCoimbra: um destino de Multiatração?por
dc.title.alternativeCoimbra: a multi-attraction destination?eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleCoimbra: um destino de Multiatração?por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451201-
thesis.degree.disciplineGeografia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Território e Patrimónios-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBAPTISTA, ANTONIO MANUEL CAMPOS::0009-0007-7631-5438-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriMoreira, Claudete Carla Oliveira-
uc.degree.elementojuriSilveira, Luís Eduardo Ávila da-
uc.degree.elementojuriSantos, Norberto Nuno Pinto dos-
uc.contributor.advisorSantos, Norberto Nuno Pinto dos::0000-0003-1752-9990-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
AntonioBaptista_versaofinal.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

14
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons