Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111485
Title: PERFECTIONISM, SELF-GENERATED STRESS AND BURNOUT IN MEDICAL AND DENTISTRY STUDENTS
Other Titles: PERFECIONISMO, STRESSE AUTO-GERADO E BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA E MEDICINA DENTÁRIA
Authors: Seco, Carolina Nunes
Orientador: Santos, António João Ferreira de Macedo e
Brito, Maria João Franco Gomes de
Keywords: Perfeccionismo; Esgotamento Psicológico; Stresse Psicológico; Estudantes de Ciências da Saúde; Perfectionism; Burnout; Psychological stress; Health occupations students
Issue Date: 4-Jan-2023
Serial title, monograph or event: PERFECTIONISM, SELF-GENERATED STRESS AND BURNOUT IN MEDICAL AND DENTISTRY STUDENTS
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Introdução: Os estudantes de medicina são particularmente vulneráveis ao stresse e burnout, os quais os afetam em mais de 40% dos casos. O perfecionismo constitui um traço de personalidade comum nestes estudantes e associa-se a maior vulnerabilidade para o burnout, o que, por sua vez, pode acarretar consequências negativas para os estudantes e para os próprios doentes. Neste contexto, o stresse auto-gerado consubstancia-se como um stresse originado pelo próprio, que prejudica as estratégias de coping, levando a comportamento de evitamento e potenciando a perturbação psicológica. Este stresse também está associado ao perfecionismo, mas até agora, a literatura não explorou o papel que tem na relação entre o perfecionismo e o burnout.Objetivo: Explorar as relações entre perfecionismo, burnout e stresse auto-gerado e determinar se este último é fator mediador na relação perfecionismo-burnout.Materiais e Métodos: Um total de 447 estudantes de Medicina, Medicina Dentária e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, responderam a um formulário online de autopreenchimento, que incluía as seguintes escalas validadas: Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS), Big Three Perfectionism Scale – Short Form (BTPS-SF) e Self-Generated Stress Scale (SGSS).Resultados: O perfecionismo total e os três fatores do BTPS-SF correlacionaram-se positivamente com o burnout e com as respetivas dimensões do MBI-SS, com exceção de duas variáveis: tanto o perfecionismo narcisista como o perfecionismo rígido não se correlacionaram com a ineficácia académica. Adicionalmente, o perfecionismo e as suas respetivas dimensões apresentaram uma correlação positiva com o stresse auto-gerado. Por sua vez, o stresse auto-gerado correlacionou-se positivamente com o burnout. Nas análises de mediação, o stresse auto-gerado foi mediador significativo nas relações entre as três dimensões do perfecionismo e o burnout, tendo sido mediador parcial na relação perfecionismo autocrítico-burnout e mediador total nas relações perfecionismo narcisista-burnout e perfecionismo rígido-burnout. Não foram encontradas diferenças significativas entre géneros, em nenhuma das variáveis em estudo.Discussão: Este estudo descreveu, pela primeira vez na literatura, uma correlação positiva entre stresse auto-gerado e burnout, e destacou o papel mediador do stresse auto-gerado, pelo efeito direto e indireto, na relação entre perfecionismo e burnout.Conclusão: Este trabalho destaca a importância de desenvolver ferramentas direcionadas à gestão e controlo do stresse auto-gerado para intervir e possivelmente prevenir o burnout, em estudantes de medicina e medicina dentária com elevado perfecionismo.
Introduction: Medical students are particularly vulnerable to stress and burnout, which affects more than 40% of this population of students. Perfectionism, a well-known trait in medicine students, has been linked to increased vulnerability to burnout, which in turn may have negative consequences for both students and patients. In this context, self-generated stress, that is also related to perfectionism, constitutes a supplementary stress load, generated by oneself, that makes coping difficult, leading to avoidance and increasing psychological distress. So far, literature has not explored the role of self-generated stress in the relationship between perfectionism and burnout.Objective: To explore the relationships and influence pathways between perfectionism, burnout, and self-generated stress and to determine whether self-generated stress is a mediator factor in perfectionism and burnout’ relationship. Materials and Methods: A total of 447 medicine, dentistry and other healthcare students, completed an online self-report questionnaire, that included Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS), Big Three Perfectionism Scale – Short Form (BTPS-SF) and Self-Generated Stress Scale (SGSS).Results: Total perfectionism and all of its three factors positively correlated to burnout and to all MBI-SS dimensions, with two exceptions: narcissistic and rigid perfectionism did not correlate to academic inefficacy. Perfectionism and all of its three dimensions also positively correlated to self-generated stress. Furthermore, self-generated stress was positively correlated to burnout. In mediation analyses, self-generated stress significantly mediated the relationships between perfectionism (rigid/narcissistic/self-critical) and burnout: as a partial mediator in self-critical perfectionism, and as a full mediator in narcissistic and rigid perfectionism. No significant gender differences were found in any of the variables under study. Discussion: This study established, for the first time, the positive correlation between self-generated stress and burnout and highlighted the mediation role of self-generated stress in the relationship between perfectionism and burnout.Conclusion: Our findings underline the importance of self-generated stress control management interventions in the prevention and treatment of burnout in medical students, especially in those with increased levels of perfectionism.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/111485
Rights: openAccess
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